quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rio prepara plano para incentivar uso de transporte não motorizado

13/10/2010 - Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro dará nesta quarta-feira o primeiro passo para a elaboração de um plano diretor de transporte não motorizado no estado. Representantes das prefeituras de 27 municípios fluminenses – 15 da região metropolitana e 12 do interior – vão se reunir na sede da Secretaria Estadual de Transportes, para apresentar suas demandas, ideias e projetos para melhorar a mobilidade urbana de pedestres e ciclistas. Os dados coletados servirão para definir os projetos e investimentos do plano diretor, que terá financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a Secretaria de Transportes, o Rio de Janeiro será o primeiro estado do país a ter um plano diretor para o transporte não motorizado. “A meta é aumentar significativamente a utilização da bicicleta em todas as cidades do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial e crescente”, afirmou o secretário Sebastião Rodrigues.

O governo fluminense lançou, em 2008, o programa Rio Estado da Bicicleta, que tem como meta a implantação de mil quilômetros de ciclovias em todo território fluminense, além de conscientizar a população quanto ao uso do veículo não motorizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário