domingo, 17 de outubro de 2010

Começam obras para construção de ciclovia na Zona Oeste, que devem durar oito meses

23 QUILÔMETROS


Publicada em 17/10/2010 às 13h10m
17/10/2010 - O Globo - Júlia Motta
Prefeito Eduardo Paes participa de inauguração das obras da ciclovia da Zona Oeste - Foto: Divulgação
RIO - Começaram na manhã deste domingo as obras para construção de 23 quilômetros de novas ciclovias na Zona Oeste. O trabalho deve durar oito meses, a um custo de R$ 19 milhões.
- A maior parte das ciclovias hoje no Rio de Janeiro é para lazer, como as da Zona Sul, mas essa é direcionada ao trabalhador. Ela terá uma função vital para valorizar o transporte alternativo - afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante inauguração das obras, na Praça Jorge Alberto Basso, próximo à Estação de trem Tancredo Neves, região de Urucânia, em Paciência.
Com a construção desses trechos, a região passa a ter a maior malha de ciclovia contínua da cidade, que vai interligar sete bairros, totalizando 50 quilômetros. Na Zona Oeste, 53% dos moradores usam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, e 75% das pessoas que precisam de dois meios de transporte para chegar ao serviço utilizam a bicicleta como opção de integração.
O projeto, que vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas, prevê além da nova malha cicloviária um tratamento urbanístico, com a instalação de cerca de 40 postes solares (energia limpa), paisagismo e ampla arborização (plantio de mil espécies da Mata Atlântica), além da recuperação e instalação de novo mobiliário urbano e colocação de mil vagas de bicicletários nas estações de trens e no Terminal Rodoviário de Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário