quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Governo contrata projeto para ciclovia ao longo do Rio Tietê em Guarulhos

13/10/2010 -  SP Notícias 
Publicado originalmente no Portal do Governo do Estado de São Paulo

Pista terá 25 mil metros de extensão e estará localizada entre a Barragem da Penha e a divisa dos municípios de Guarulhos e Itaquaquecetuba

O Governo está investindo R$ 1,5 milhão no desenvolvimento do projeto executivo para construção da Via Parque e ciclovia ao longo da margem direita do rio Tietê em Guarulhos. A obra será executada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e faz parte da primeira etapa de implantação do Parque Várzeas do Tietê. A nova pista terá 25 mil metros de extensão e estará localizada entre a Barragem da Penha e a divisa dos municípios de Guarulhos e Itaquaquecetuba.

"O Parque Várzeas do Tietê foi concebido com a função de proteger as várzeas do rio e funcionar como um regulador de enchentes", destaca o superintendente do DAEE, Amauri Pastorello. "Ao mesmo tempo, ele será uma gigantesca área de lazer e cultura, com 33 centros de lazer, esportes e cultura. As novas pistas serão semelhantes às já existentes no Parque Ecológico do Tietê e serão implantadas em todo o perímetro do Parque Várzeas do Tietê, permitindo ir de bicicleta de São Paulo à Salesópolis".

O Parque Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo. Ele terá 75 quilômetros de extensão e 107 quilômetros quadrados de área e será implantado ao longo do Rio Tietê, unindo o Parque Ecológico do Tietê, na Penha, e o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis. O Governo do Estado deverá investir R$ 1,7 bilhão nas obras, que beneficiarão diretamente mais de três milhões de moradores dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

A primeira etapa do Parque terá 25 quilômetros de extensão e será implantada no trecho entre a barragem da Penha e a divisa com o município de Itaquaquecetuba, contemplando os municípios de São Paulo e Guarulhos. A conclusão dessa etapa está prevista para 2012. O investimento será de R$ 377 milhões, sendo 30% do Estado de São Paulo e 70% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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