quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Caloi cresce acima do mercado e se consolida como uma das maiores empresas de bicicleta do mundo

27/10/2010 - Fator Brasil

Criação de novo segmento, lançamento de produtos, aposta em licenciados, investimentos em mídia social, elaboração de novo site, modernização das plantas industriais e abertura de escritório na China são alguns dos projetos desenvolvidos pela marca ao longo do ano.

São Paulo – A Caloi, empresa líder do setor de bicicletas no Brasil, acumulará recordes em 2010. A perspectiva é de que a companhia termine o ano com uma produção de 800 mil bicicletas, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2009. A marca ganhou participação de mercado nos últimos meses e deve terminar o ano com 35% de market share em valor. Além da liderança absoluta e incontestável no mercado brasileiro, a Caloi se transforma em 2010 na maior empresa de produção de bicicletas fora do sudeste asiático e uma das maiores do mundo.

Para atingir o sucesso nos negócios, a marca investiu em 2010 mais de R$ 10 milhões em ações de marketing e desenvolvimento de produtos. Projetos em mídias sociais, canal que permite um diálogo próximo e direto com o consumidor, foram algumas das estratégias utilizadas pela Caloi, que também lançou um novo portal (www.caloi.com). Além disso, a empresa já deu início a um plano de investimentos de R$ 30 milhões para a modernização e expansão de capacidade de suas duas unidades fabris, localizadas em Manaus e Atibaia.

Terceiro maior fabricante de bicicletas no mundo, o Brasil é hoje o 5º maior mercado consumidor do produto. Este ano devem ser produzidas cerca de cinco milhões de bicicletas no País, número estável em relação a 2009.

Toda a produção nacional é destinada ao mercado interno, já que as exportações brasileiras de bicicleta são irrisórias. Apesar do aumento de visibilidade do produto, o mercado sofre ainda com uma alta informalidade e passa por um momento de desabastecimento decorrente do fechamento de fábricas e a formalização e fiscalização crescente do segmento, que reduz a oferta de produtos baratos e de baixa qualidade. No entanto, o mercado brasileiro segue a tendência mundial de crescimento da procura por produtos de maior valor agregado e com maior apelo à mobilidade urbana.

“Apesar do setor não ter crescido, nosso mercado-alvo está muito aquecido. Com os investimentos que estão sendo realizados e a expansão da capacidade de produção, devemos atingir a marca de 1 milhão de bicicletas já em 2011, ou seja, um crescimento de 25% em relação a 2010”, comemora Eduardo Musa, Presidente da Caloi. “Estamos com uma linha de produtos muito adequada ao que o consumidor busca hoje, que é design, beleza e qualidade. Tudo isto associado à marca Caloi e um preço justo faz com que os novos consumidores da classe C e D possam ter acesso aos nossos produtos”, continua Musa, lembrando que, com a formalização e o aumento do controle tributário na indústria, os preços dos produtos concorrentes estão subindo acima da inflação.

A forma como as pessoas vêm utilizando a bicicleta também está mudando a cada ano. Na década de 90, as mountain bikes eram os modelos mais consumidos no Brasil, mas nos últimos anos outra referência está crescendo no País: as bicicletas para transporte e passeio, segmentos que, em conjunto, detêm parte significativa das vendas do setor.

Para atender essa demanda, a Caloi está lançando um novo conceito: o segmento Mobilidade – que oferece bikes confortáveis com foco para o transporte e lazer. A categoria surgiu com a percepção da empresa quanto ao crescimento do uso da bicicleta para realizar pequenos percursos, sejam em grandes capitais ou em cidades de menor porte. Estima-se que o Brasil tenha hoje uma frota de 70 milhões de bikes, sendo que 2/3 dessa frota é utilizada como meio de transporte e locomoção em pequenos trechos.

O mercado infantil é outro ponto de destaque do setor. Cerca de 20% das vendas de bikes são para crianças e a Caloi é líder absoluta nessa categoria, com mais de 50% de participação de mercado em valor. Neste ano, a empresa comercializará mais de 400 mil bicicletas infantis, o que indica um crescimento de 20% em relação a 2009.

“Nosso portfólio de bicicletas para crianças é muito grande, são 25 modelos diferentes de bikes para atender todos os gostos. Temos marcas próprias fortes, como a Caloi Cecizinha e a Caloi Cross, e também apostamos na força dos principais licenciados do mundo, como Barbie, Hello Kitty, Hot Wheels, Ben 10 e Princesas da Disney. Somos hoje uma das maiores fábricas de bicicletas infantis e devemos nos transformar muito em breve na maior do mundo”, finaliza Musa.

Caloi na China - O crescimento da Caloi ultrapassa as fronteiras brasileiras. A empresa está inaugurando uma filial na cidade de Shanghai com o objetivo de estreitar o relacionamento com os fornecedores da região e fortalecer as parcerias já estabelecidas. O novo escritório ainda contribuirá para o desenvolvimento de novos negócios e representará a companhia no sudeste asiático.

Perfil- A Caloi é uma empresa brasileira com mais de 110 anos, líder do mercado brasileiro de bicicletas, responsável pela comercialização de mais de 800 mil bikes em 2010. É a maior fabricante de bicicletas fora do sudeste asiático e uma das maiores fabricantes de bicicleta infantil do mundo. Possui duas unidades fabris, uma no município de Atibaia, no estado de São Paulo, com foco na produção de bicicletas infantis, e outra em Manaus, com foco na produção de bicicletas adultas e de maior valor agregado.

A Caloi emprega as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que além de ter um produto que é uma solução de transporte sustentável, garante que ele seja 100% reciclável e que seja produzido com o menor impacto ao meio ambiente – conforme atesta a certificação ISO 14.001 conquistada pela empresa. A Caloi estimula e apoia crianças e adultos na busca de uma vida saudável por meio da atividade física.

.[SAC 0800 – 701 8022 | Grande São Paulo – 11 5853 2744 | www.caloi.com | Siga-nos em @falecomacaloi].

Nenhum comentário:

Postar um comentário