terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ciclistas do Rio vão ganhar corredores especiais para pedalar aos domingos

04/12/2012 - O Globo

Faixas - que darão acesso à Quinta da Boa Vista e ao Aterro - serão ordenadas com cones; agentes de trânsito vão monitorar o fluxo

São Paulo tem faixa em suas áreas de lazer destinadas especialmente a bicicletas Casa da Photo - 31/08/2009 / Divulgação

RIO - A partir de janeiro, os cariocas poderão pedalar em dois corredores especiais para ciclistas, que funcionarão inicialmente aos domingos, facilitando o acesso a dois importantes parques da cidade: a Quinta da Boa Vista e o Aterro do Flamengo. As faixas especiais serão ordenadas com cones, e agentes de trânsito vão monitorar o fluxo. Nesta quarta-feira, os secretários municipais de Meio Ambiente e de Transportes vão se reunir à tarde para acertar detalhes como a data de início do projeto, o horário de funcionamento e o trajeto. Conforme publicado na coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO, os dois primeiros corredores vão ligar o Leblon ao Aterro e o Aterro à Quinta.

A iniciativa, segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, faz parte da meta da prefeitura de chegar às Olimpíadas de 2016 com 10% da população usando bicicletas no dia a dia. Para despertar esse interesse nos cariocas, o município quer incentivar a prática a partir do lazer.

Estamos fazendo um teste para, quem sabe, tornarmos os corredores definitivos. Vamos começar aos domingos e, de acordo com a demanda, podemos montar as faixas aos sábados também. Tudo vai depender da receptividade contou Altamirando, acrescentando haverá uma campanha de educação. Quando fomentamos o uso da bicicleta, temos que melhorar o respeito mútuo. Ciclista sempre foi marginalizado, pois andava nas calçadas, na contramão.

Em São Paulo, os corredores - batizados de ciclofaixas - são uma realidade desde 2009. Atualmente há quatro trajetos em funcionamento, sempre aos domingos. Apesar de ainda não ter divulgado os percursos que serão traçados no Rio, Moraes diz que para chegar ao Aterro os ciclistas deverão passar pela Rua General Polidoro, em Botafogo. O caminho até a Quinta será pelas Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas.

Presidente da ONG Transporte Ativo, José Lobo acha importante ter áreas ligando os parques e as zonas Sul e Norte da cidade. Mas ele acrescenta que, tão importante quanto a criação dos corredores é fazer a manutenção das ciclovias que já existem no Rio:

A ciclovia em Botafogo deveria ser recuperada. Há carros estacionados na faixa impedindo a passagem das bicicletas. O mais importante seria torná-la viável. Além disso, o governo do estado tem um projeto ligando a Praça Saens Pena à Praça Quinze. Não seria mais interessante instalar essa ciclovia? questionou Lobo, que defende a ampliação do projeto com a criação de novas áreas de lazer na cidade. Em vez do corredor só para o ciclista, poderiam fechar uma das faixas da Presidente Vargas para o lazer da população.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário