sábado, 23 de junho de 2012

Governo do Estado e SuperVia vão doar duas mil bicicletas para usuários de trens

18/06/2012 - Jornal do Brasil

A meta do Governo do Estado é elevar o índice atual de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até as Olimpíadas de 2016.

A Secretaria de Transportes, por meio do Programa Rio Estado da Bicicleta, em conjunto com a concessionária dos trens, a SuperVia, está negociando um financiamento junto ao Banco Mundial para adquirir até o fim do ano duas mil bicicletas para serem doadas a usuários de trens dos ramais Japeri e Saracuruna, áreas da Baixada Fluminense, onde este tipo de transporte é mais usual.

O plano é incentivar os passageiros que pegam trem para vir trabalhar no Rio a usar a bicicleta até a estação e guardá-la em um bicicletário antes de embarcar. 

- A mobilidade com bicicleta, que foi tratada como uma brincadeira durante muito tempo, é algo sério e capaz de ter uma participação real e de qualidade no sistema de deslocamento de pessoas. O que estamos mostrando com o Programa Rio Estado da Bicicleta é que este veículo não poluente pode ser um elemento integrador com o trem, facilitando o deslocamento dos usuários de casa até a estação e vice-versa - afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes. 

A meta do Governo do Estado, segundo Lopes, é elevar o índice atual de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até as Olimpíadas de 2016. Ele citou que o uso deste meio de transporte está em expansão no mundo, em especial na Europa, chegando a 40% na Holanda e em países da Escandinávia e quase a 20% na França. No Estado do Rio, além de concessionárias de serviço público de transportes de massa, a Secretaria trabalha projetos de implantação de ciclovias e bicicletários com muitos municípios fluminenses.

Neste domingo (17/6), Lopes e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, participaram de um passeio ciclístico em Paracambi, na Baixada Fluminense, com moradores que ganharam 550 bicicletas do programa da concessionária denominado O Trem Passa na Sua Porta. Os usuários do ramal Japeri concorreram às bicicletas respondendo a pergunta: Por que integrar trem mais bicicleta? Quem fez as frases mais criativas levou uma bicicleta. Os ciclistas vencedores saíram com o novo veículo do centro de Paracambi em um percurso de 23 quilômetros pela área urbana e rural do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário