quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prefeitura e UFG lançam obra de ciclovia ligando o Campus Samambaia à Praça Universitária

03/07/2012 - Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia começou hoje as obras para a construção da cilclovia ligando o Campus 2 da Universidade Federal de Goiàs (UFG), no Setor Itatiaia, à Praça Universitária, no Setor Leste Universitário. São aproximadamente 10 quilômetros de pistas, com largura de 2,5 metros. O projeto foi idealizado por um grupo de professores e estudantes com a comunidade a partir da discussão sobre a mobilidade urbana na capital. O debate começou em 2010 e tenta resolver problemas de mobilidade da origem ao destino da população.

No caso da ciclovia Campus 2 - Praça Universitária, passando por um setor de indústrias, que é o Bairro São Judas Tadeu, e outros onde o uso da bicicleta é grande, a implantação surge como uma alternativa viável, conforme explicou o professor de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Camilo Vladimir de Lima Amaral. "É uma alternativa viável, de baixo custo e que vai proporcionar uma melhoria na mobilidade urbana de toda uma região, lembrando ainda que a esta ciclovia terá conexão com a primeira implantada na capital, que está no Corredor Universitário. A intenção é ligar o Campus 2 à Praça Universitária, à Praça Cívica e ao Terminal da Praça da Bíblia".

O reitor da UFG, Edward Madureira, explicou que o lançamento da obra pela Prefeitura de Goiânia representa um momento muito especial para a universidade, já que todo o projeto foi concebido a partir de debates feitos na academia. "A iniciativa de um grupo de professores discutindo a mobilidade urbana foi levada para a Amob e para a AMT e depois, para a Prefeitura de Goiânia, que encampou a ideia".

Durante o lançamento da obra, o secretário municipal de Planejamento, Lívio Luciano, disse que a Seplan deve contratar professores e estudantes para fazer o plano cicloviário para Goiânia. Disse também que a ciclovia Campus 2 - Praça Universitária deve ser entregue à população até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário