sábado, 16 de junho de 2012

Recreio vai ganhar mais 6km de ciclovias

09/06/2012 - O Globo

Prefeitura quer concluir em um ano projeto de construir corredor verde entre APA Marapendi e Parque Chico Mendes

RIO - Em um ano, moradores do Recreio poderão pedalar, em faixas exclusivas, do Parque Marapendi às estações do Transoeste, na Avenida das Américas. Até junho de 2013, a região ganhará novos 6km de ciclovias. Num investimento estipulado em R$ 1,8 milhão, a prefeitura fará do trecho o projeto piloto de um programa mais amplo, que prevê a junção de áreas densamente florestadas por corredores ecológicos.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, afirma que a ligação verde entre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Marapendi e o Parque Chico Mendes já está sendo feita, com o cercamento do Canal das Taxas e o plantio de mudas.

Vamos dar prioridade a esta área. Nos licenciamentos ambientais do Recreio estamos exigindo investimentos neste corredor verde como contrapartida dos empreendimentos imobiliários. As novas ciclovias virão acompanhadas da expansão do programa (de aluguel de bicicletas) Bike Rio ao Recreio diz.

A necessidade de estabelecer conexões entre as florestas da cidade Tijuca, Mendanha e Pedra Branca não é ideia nova. O Plano Agache, de 1930, já apontava esta necessidade, como forma de garantir a biodiversidade e um ar mais puro.

Um grupo coordenado pelo engenheiro florestal Celso Junius Ferreira acaba de elaborar estudo sobre o assunto. O documento, que propõe 11 áreas prioritárias para a formalização de corredores verdes, será debatido num encontro paralelo à Rio+20, dia 19, no Jardim Botânico.

A cidade possui florestas em 28% de seu território, mas são trechos isolados. Isto causa grande prejuízo à diversidade genética de espécies da Mata Atlântica. A urbanização desordenada também contribui para grandes problemas urbanos, como enchentes alerta Junius. Estamos convidando 70 pessoas para discutir as propostas de corredores verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário