quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais espaço para bicicletas


23/9/2010
Correio Braziliense
Quem passou pela Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), na manhã de ontem, foi obrigado a ter paciência. Um grupo de 40 ciclistas decidiu pedalar na rodovia justamente no horário em que a movimentação de veículos é mais intensa. Mas o transtorno causado aos motoristas foi proposital. O ato era para chamar a atenção da sociedade para o Dia Mundial Sem Carro. Os ciclistas saíram do Guará até o Palácio do Buriti. No local, encontraram o governador Rogério Rosso (PMDB) e seguiram de bicicleta até o Museu da República. Antes de iniciar o trajeto, Rosso anunciou a liberação de R$ 42 milhões para a construção de 178 quilômetros de ciclovias em 10 regiões administrativas do Distrito Federal (veja quadro).

A vice-governadora, Ivelise Longhi, e a primeira-dama, Karina Rosso, pedalaram ao lado do chefe do Executivo local.

Segundo o governador, ainda esta semana serão assinadas as primeiras ordens de serviço para que as máquinas comecem a atuar. "Nossa intenção é desestimular o uso de carro e, para isso, determinamos o imediato início das obras. Não vamos empurrar esse problema com a barriga. Entendo que um sistema cicloviário(1), com rodovias que tenha corredores exclusivos para ônibus, vai ajudar a desafogar o trânsito de Brasília, que hoje emplaca 14 mil veículos por mês. Também vamos contribuir com o ambiente, pois esse meio de transporte não emite poluentes e, portanto, colabora para melhorar a qualidade do ar", afirmou Rosso.

Em construção
Hoje, o DF conta com apenas 42 quilômetros de ciclovias. Com o valor liberado, o Lago Sul, Ceilândia, Paranoá, Taguatinga, Gama, Riacho Fundo II, Guará, Park Way, além das asas Sul e Norte, serão contemplados com vias exclusivas para quem usa bicicleta para se locomover. A decisão foi muito comemorada pelas entidades que defendem os direitos dos ciclistas. O presidente do Rodas da Paz, Ronaldo Alves, destacou que a medida é uma vitória, e elogiou a postura do governo. "Nenhum outro governo teve essa iniciativa. Tenho plena consciência de que o projeto será totalmente executado e irá melhorar a qualidade de vida dos moradores do DF", disse Ronaldo.

A responsabilidade das obras ficará a cargo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), da Secretaria de Obras e das administrações regionais. Atualmente, três ciclovias estão em construçãoCeilândia, Santa Maria e Recanto das Emas, nas quais já foram investidos R$ 11,7 milhões.

Apesar de apoiar o movimento, o servidor público Yuri Gonçalves Dendo, 35 anos, lembrou que somente é possível deixar o veículo em casa quando existir na capital um transporte público de qualidade. "Acho a iniciativa de estimular o uso da bicicleta e do transporte público excelente, mas, pelo estado dos ônibus, o governo não deveria nem ter coragem de pedir isso para a população. Tem que mudar muita coisa para eu me convencer a não usar meu automóvel."

Metrô de graça
Outra ação do governo que também beneficia os usuários do transporte alternativo é a criação do comitê formado por ciclistas, que será chamado para debater as questões relacionadas aos projetos que envolverem o sistema cicloviário. "Eles que andam diariamente pela cidade sabem melhor do que ninguém quais os maiores problemas e vão conseguir nos ajudar a encontrar soluções para construir um sistema cicloviário que atenda às expectativas", disse o governador Rogério Rosso.

Ainda em relação ao Dia Mundial Sem Carro, todas as estações do Metrô no DF operaram com as catracas liberadas aos passageiros. Muita gente estranhou o ato. "Não sabia que estava de graça. Levei um susto quando vi as catracas liberadas. Achei que os trens não estavam rodando. Mas foi bom economizar R$ 18 para ir e voltar de Ceilândia", comentou a comerciante Adriana de Souza, 37 anos, que estava acompanhada das sobrinhas Thaís Cardoso Nunes, 18, e Vanessa Patrícia Andrade, 11. Elas desembarcaram no Terminal Rodoviário.

A cabeleireira Elissandro da Silva Eduardo, 30 anos, também economizou ao sair de casa com o irmão Valcimar da Silva Eduardo, 31, a mãe, Maria Madalena da Silva, 52 e o filho Denilson da Silva, 7. "Nem acreditei que era de graça. Dá até para fazer um almoço melhor com o dinheiro da passagem. Acho que eles deveriam fazer isso pelo menos umas três vezes por mês. Ia ajudar muita gente que não tem condições de pagar uma passagem tão cara como essa cobrada em Brasília", disse Elissandro.

1 - Meta
Com a conclusão das obras, o DF deverá ter a maior malha cicloviária da América Latina, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). A meta é concluir, até o fim de 2010, a construção de outros 300 quilômetros de ciclovias. Para os próximos anos, a ideia é atingir 600 quilômetros de ciclovias no DF

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