segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cerca de 20 mil pessoas participam de passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro


Publicada em 19/09/2010 às 11h16m- O Globo
Leonardo Cazes

RIO - Cerca de 20 mil pessoas participaram, na manhã deste domingo, do passeio ciclístico "Um dia sem carro", o maior da América Latina, realizado na Zona Sul do Rio, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, no próximo dia 22. A largada foi dada em frente ao Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, por volta das 8h. Os ciclistas seguiram até a Enseada de Botafogo e depois retornaram.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, estiveram no evento e defenderam o uso da bicicleta como meio de transporte. 

 
- A intenção é de conscientizar as pessoas de que elas não podem ser tão dependentes do carro. Hoje, pega-se o carro até para comprar um pão na esquina. Fala-se em aquecimento global, mas eu não vejo efetivamente as pessoas fazendo alguma coisa por isso. A bicicleta tem excelente mobilidade urbana, é um meio sustentável e barata - explicou Claudio Santos, organizador do evento. 

Segundo ele, o município do Rio é adequado para quem pensa em abandonar o carro e usar a bicicleta.
- O município hoje tem 150 Km de ciclofaixas. Há um número significativo de bicicletários também. Mas, infelizmente, muitos municípios estão na contramão, como Niterói, que só tem 200 metros de ciclovia. No Brasil, carro é status, poder, ao contrário da Europa, onde às vezes cobra-se um pedágio alto para obrigar as pessoas a usarem mais a bicicleta - disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário