sexta-feira, 7 de maio de 2010

CICLOVIA RIO PINHEIROS É APROVADA POR QUASE 100% DOS USUÁRIOS

06/05/2010 12:11
CPTM Notícias
Uma pesquisa realizada pelo Instituto CW7 Pesquisas, a pedido da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], aponta que 97% dos freqüentadores aprovam a Ciclovia Rio Pinheiros, instalada ao lado da Linha 9-Esmeralda.

Os usuários destacam como pontos positivos a segurança física [82%], a sinalização [96%] e o atendimento por parte dos funcionários da Companhia [90%]. Os acessos existentes tiveram 51% de aprovação. Mesmo assim, 73% dos ciclistas pedem a implantação de novas entradas. A CPTM já tem estudos para a construção de mais outros dois acessos, em Santo Amaro e Morumbi e criação de rampas de acesso em Vila Olímpia, com data prevista de abertura para o segundo semestre deste ano.

O maior público freqüentador é de homens entre 25 e 44 anos [69,5%]. A maioria dos usuários acessa a ciclovia pedalando pelas ruas da cidade: 73,8% chegam de bicicleta, 23,2% de carro e 3% de trem/metrô. Dos entrevistados, 56,1% utiliza a Ciclovia Rio Pinheiros pelo menos uma vez por semana e 34,5% estava experimentando a via pela primeira vez, o que demonstra seu potencial.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 18 de abril, com 400 usuários em entrevistas pessoais.

Sobre a ciclovia: 

A ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurada em fevereiro de 2010. Implantada ao longo de 14 quilômetros da Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], a pista liga a avenida Miguel Yunes [nas proximidades da estação Autódromo] à Vila Olímpia.

A ciclovia conta com um estacionamento para 48 automóveis na entrada pela avenida Miguel Yunes, para os ciclistas que forem até o local de carro. Também dispõe de dois Pontos de Apoio ao Ciclista no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os "Pontos" contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes. Há também um ponto de descanso próximo à estação Santo Amaro, que conta com banheiros químicos e bancada para reparo de bicicletas.

A CPTM trabalha no projeto de ampliação da ciclovia que, a partir do segundo semestre, terá mais seis quilômetros entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos/Jaguaré, totalizando 20 quilômetros de extensão. O novo trecho terá três passarelas: uma na estação Cidade Jardim, com acesso ao Parque do Povo, e as outras duas nas estações Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário