sábado, 1 de maio de 2010

Ciclofaixa: você tem coragem de usar?


29/4/2010
Jornal do Brasil

Criadas para incentivar o uso de bicicletas em meio ao trânsito muitas vezes caótico de Copacabana, as ciclofaixas do bairro não estão sendo respeitadas por condutores de veículos motorizados. Os espaços, nas ruas Xavier da Silveira e Rodolfo Dantas, são constantemente invadidos por motos, carros e vans de transporte alternativo.
   
O Jornal do Brasil flagrou durante a semana diversos veículos desrespeitando a linha que separa a via da ciclofaixa, em sua maioria, motoqueiros e taxistas. Algumas motos chegavam a usar o espaço para trafegar na contramão.
   
Para o membro da ONG Transporte Ativo José Lobo, falta uma maior divulgação das áreas destinadas aos ciclistas, além da criação de outras faixas.
   
- Os moradores de Copa até estão inteirados, mas as pessoas que vêm de outros bairros desconhecem a ciclofaixa.

Sempre é bom conscientizar primeiro, para depois multar - comentou.
   
Quem pedala atribui as invasões à falta de educação dos cariocas.
   
- Na França, onde morei, existem diversas vias para ciclistas, e os motoristas respeitam.

Aqui, já entrei pedalando na parte destinada a bicicletas e dei de cara com carros diversas vezes - contou a franco-brasileira Sônia Fanzeres, 67, que afirma só se locomover pelo bairro a bordo da magrela.

A opinião é compartilhada pela presidente da Associação de Moradores dos Postos 3, 4 e 5 de Copacabana, Cristina Reis: - Não adianta fazer lei se a cultura do povo do Rio é a falta de educação. Os taxistas são os que mais desrespeitam a delimitação.
   
Outro que reclama da má educação dos motoristas é o entregador Diogo da Cruz, 21, que circula pela região apenas de bicicleta: - Uma vez, um carro me fechou e ainda disse que eu estava errado, que lugar de bicicleta não é na rua. Por sorte, perto havia um guarda, que o multou.
   
Segundo o ambulante Robério Wagner, que trabalha na esquina das ruas Rodolfo Dantas e Ministro Viveiros de Castro, as multas são raras.
   
- Muitas vezes, os próprios guardas mandam os motoristas usarem a ciclofaixa para desafogar o trânsito quando está muito engarrafado- afirma

Nenhum comentário:

Postar um comentário