segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rio terá nova ciclovia, que vai ligar Campo Grande a Santa Cruz

AO LADO DA LINHA FÉRREA


Publicada em 19/04/2010 às 14h27m
O Globo - 19/04/2010
    RIO - O Rio ganhará mais uma ciclovia, que ligará os centros dos bairros de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste. Ela vai acompanhar a linha férrea e terá 14 quilômetros de extensão. O projeto será executado pela empresa Avantec Engenharia Ltda no prazo de cinco meses e terá um custo de R$ 107.344,94. A previsão de contratação das obras é para este ano.
    A nova ciclovia vai interligar as estações de trem de Santa Cruz, Tancredo Neves, Paciência, Cosmos, Inhoaíba, Benjamim do Monte e Campo Grande. O projeto incluirá bicicletários, arborização de todo o trecho da ciclovia, iluminação pública e um tratamento urbanístico. Será recuperado um grande trecho degradado junto ao muro da linha férrea, num total de 45.500 metros quadrados de área livre pública a ser urbanizada.
    A ciclovia integrará a meta de duplicação da malha da cidade até 2012, conforme o programa estratégico da prefeitura, Rio Capital da Bicicleta. Ele é gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e visa a estimular o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.
    De acordo com a secretaria, o Rio é a segunda cidade latino-americana em extensão de ciclovias, com 150 quilômetros, perdendo apenas para a capital colombiana, Bogotá, que tem 240 quilômetros. Pelos dados do Instituto Pereira Passos, 2,7% da população carioca usam a bicicleta como meio de transporte, sendo que 18% desse total residem em Santa Cruz.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário