sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prefeitura do Rio promete mais 150 km de ciclovias até 2016


03/05/2013 - O Globo

Sem segurança. Ônibus invade a ciclofaixa da Praia da Bica, na Ilha: perigo Fernanda Dias/15-4-2013 / O Globo

RIO — Não há dúvida de que o carioca aderiu às pedaladas. Mas no último fim de semana, quando o administrador Victor Carvalho alugou uma bicicleta do BikeRio na Praça Quinze, precisou serpentear por vias pouco afeitas aos ciclistas, como a Avenida Rio Branco, até chegar à ciclovia mais próxima, no Parque do Flamengo. Na cidade com a maior malha cicloviária do país — são cerca de 300 quilômetros —, áreas como Centro, Laranjeiras e a maior parte da Grande Tijuca ainda são vazios no meio do caminho dos ciclistas. A prefeitura promete chegar a 2016 com 450 quilômetros dessas vias. Rotas que são aguardadas com ansiedade por quem adotou as magrelas como transporte, esporte ou lazer.

— Acredito ser um contrassenso que, com tantos incentivos ao uso da bicicleta, o Centro ainda não tenha ciclovias nem ciclofaixas. Logo onde tanta gente poderia vir trabalhar pedalando. É possível trazer a bicicleta até no metrô ou na barca. Mas, ao chegar à Praça Quinze, por exemplo, o jeito é andar por ruas em que os motoristas não respeitam o ciclista. Eu me sentiria muito mais seguro se houvesse faixas exclusivas — afirma Victor.

A região central será justamente uma das beneficiadas por novas vias para bicicletas, segundo planejamento da Secretaria municipal de Meio Ambiente, que executará a expansão da rede. Em toda a cidade, serão 30 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas este ano, 40 em 2014, 50 em 2015 e 30 em 2016, com investimentos totais que devem chegar a R$ 98,65 milhões.

Rio Branco terá ciclovia

No Centro, serão 17 quilômetros de ciclovias nas obras de revitalização da Zona Portuária, da Avenida General Justo até a Francisco Bicalho, passando por pontos como a Praça Quinze e a Avenida Rodrigues Alves. Ainda haverá 7,25 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas ligando a Praça Saens Peña, na Tijuca, à Praça Quinze — trecho que deve ficar pronto até o segundo semestre de 2014 —, com um braço que irá da Avenida Presidente Vargas à Lapa e à Cinelândia.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, com o fechamento da Rio Branco aos carros, a via também terá ciclovias.

— Fizemos 150 quilômetros de ciclovias. Vamos criar mais 150. Onde fazemos obras, sempre que possível, construímos ciclovias. Fizemos no Transoeste. Certamente na Rio Branco vamos pôr ciclovia na área que fecharemos — disse o prefeito.

Já no segundo semestre deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente estima que fique pronta a primeira fase do Corredor Verde com ciclovias no entorno do Parque Chico Mendes, no Recreio, que levarão até a Prainha. Numa segunda etapa, em 2016, essa rota chegará a Grumari.

Com a ideia de transformar as ciclovias em alimentadoras do transporte de massas, a secretaria construirá vias para bicicletas que levem aos BRTs Transcarioca, Transoeste e Transolímpica, além das linhas do metrô e dos ramais de trem. A primeira a ficar pronta deve ser a do entorno do Engenhão, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2014.

Já em 2015, nos 50 quilômetros previstos, estão sete que devem ligar a estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras. Na Barra e em Jacarepaguá, serão 21,45 quilômetros para alimentar o corredor Transcarioca. E no Transoeste haverá quatro quilômetros de ciclovias na Estrada de Pedra, em Pedra de Guaratiba.

No período de 2013 a 2016, há a previsão ainda de aumento do número de bicicletários pela cidade. Devem ser mais 960 em todo o Rio. As estações do BikeRio também terão expansão. Segundo planejamento apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente, hoje são 60 estações, com 600 bicicletas. Em 2013, serão outras 350 estações, com mais 3.500 bicicletas.

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