terça-feira, 7 de maio de 2013

Compras em duas rodas

06/05/2013 - Folha de SP

Em uma tarde de terça, o radialista Luis Madio, 28, estaciona no shopping Ibirapuera, mas de bicicleta: "É seguro e de graça", justifica.

Como ele, outros tantos clientes demandam vagas para parquear a "bike" em shoppings da capital. São mais de 100 mil usuários em feriados e fins de semana, segundo a SPTuris, e a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) já conta 500 mil pessoas que pedalam ao menos uma vez por semana em São Paulo.

Para abrigar esse contingente, a prefeitura promete novas regras para bicicletários.

Destino de 45,5 milhões de visitas mensais na cidade, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), os shoppings terão seus estacionamentos afetados pela lei municipal nº 15.649/2012.

Aprovada em dezembro, ela obriga empreendimentos privados com mais de cem vagas para carros a destinar 5% às "bikes". Determina também que a prefeitura estabeleça os detalhes do serviço, o que deve ser feito nos próximos dias, informa a gestão, que não antecipa o conteúdo das mudanças.

A sãopaulo visitou 14 shoppings para avaliar se eles estão prontos para receber ciclistas. Na visão de cicloativistas, embora se antecipem à regulamentação legal, os centros não raro derrapam ao adequar os bicicletários às necessidades dos usuários.

Procurados, eles reiteraram o cuidado com a clientela em duas rodas e, em alguns casos, anteciparam melhorias, como o VillaLobos e o Bourbon.

Ciclista aos domingos, o publicitário Renato Costa, 31, diz pedalar até o shopping Morumbi, mesmo que, para ele, sacolas e "bikes" não combinem: "O bicicletário é eficiente e espaçoso e há funcionários por lá".

Para o diretor da Ciclocidade, Thiago Benichio, usuários como Renato devem ser ouvidos. "É importante que o bicicletário seja bem-feito.

Um teste simples já revela falhas, como paraciclos inadequados."

À espera de regulamentação

Desde 2005, ao menos três iniciativas legais tentaram regular o estacionamento para ciclistas, mas nenhuma foi adiante. Por ora, não há especificações técnicas nem punições para os desobedientes.

A lei aprovada em dezembro afeta os centros novos. Para os atuais, valerá apenas em casos como reformas, quando é preciso obter novo alvará. Eldorado e Market Place, por exemplo, ambos com 3.200 lugares, teriam que reservar 160 às "bikes". Hoje são 31 e dez, respectivamente.

A quantia não seria exagerada? Para William Cruz, do site Vá de Bike (vadebike.org), "as leis são feitas pensando no amanhã. [Os 5%] podem ser pouco daqui a cinco anos."

O autor do projeto, o vereador Marco Aurélio Cunha (PSD), concorda: "É preciso dar condições aos cidadãos para incentivar as 'bikes'".

O prazo para a regulamentação da lei expirou em fevereiro. No início de abril, a subcomissão de Mobilidade Urbana, ligada à Comissão de Trânsito, enviou um requerimento para o prefeito Fernando Haddad (PT) inquirindo-a sobre a demora.

Em nota, a assessoria da prefeitura diz que "uma minuta de decreto regulamentando a lei está em fase de revisão jurídica e deve ser sancionada nos próximos 15 dias".

Para o vereador Ricardo Young (PPS), presidente da subcomissão, "a regulamentação vai melhorar a receptividade ao público ciclista".

Já o diretor-presidente da Abrasce, Luis Fernando Veiga, credita a acolhida à própria demanda: "Imaginemos uma explosão no uso que torne os 5% insuficientes. Os shoppings vão esperar outra lei [para criar mais vagas]? Claro que não".

E completa: "Quanto menos o poder público se meter, melhor".

ELDORADO

Grátis, exclusivo e seguro, com 31 vagas e boa estrutura (guarda-volumes, bebedouro, pia etc.)

Está no segundo subsolo e o paraciclo é para encaixe da roda

Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, região oeste, tel. 2197-7810

BOURBON

Acesso pelo térreo, espaço exclusivo com 23 vagas e grátis

Sinalização só remete às motos, não há controle de entrada e o paraciclo é para encaixe da roda

R. Turiassú, 2.100, Pompeia, região oeste, tel. 3874-5050

IBIRAPUERA

Grátis, com controle de segurança (com ticket) e acesso fácil

Bicicletário divide espaço com motos; paraciclo deixa a "bike" na vertical e com as rodas suspensas

Av. Ibirapuera, 3.103, Moema, região sul, tel. 5095-2300

HIGIENÓPOLIS

Grátis, com acesso pelo térreo, paraciclo ideal e boa segurança

Estrutura descuidada e espaço pequeno (14 vagas), descoberto e sem delimitação clara

Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, centro, tel. 3823-2300

IGUATEMI

Grátis, 21 vagas, localização no térreo e controle de segurança

Espaço descoberto e paraciclo para prender a roda

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano, região oeste, tel. 3816-6116

VILLALOBOS

Grátis e com espaço exclusivo (45 vagas)

Não há controle de entrada, fica no subsolo e o paraciclo encaixa a roda

Av. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros, região oeste, tel. 3024-3738

MARKET PLACE

Grátis

No subsolo, junto das motos, dez vagas e paraciclo encaixa a roda

Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro, região sul, tel. 3048-7000

METRÔ TATUAPÉ

Grátis e seguro

Acesso por rampa, dez vagas, junto das motos e paraciclo encaixa a roda

R. Domingos Agostim, 91, Tatuapé, região leste, tel. 2090-7400

O BICICLETÁRIO IDEAL*

Localização: deve ser em andar no nível da rua e possuir cobertura

Acesso: deve estar sinalizado e ser feito pelo térreo, sem rampas e em espaço diferente do de motos e, principalmente, carros

Controle e segurança: presença de ao menos um funcionário perto do local e controle de entrada e saída por meio de ticket ou de cadastro

Custo: grátis

Paraciclo (onde se prende a bicicleta): os melhores são os que permitem atar a bicicleta pelo quadro, não pela roda, para dificultar furtos e evitar que o aro entorte; o modelo mais adequado é o da barra de ferro -em forma de "U" invertido ou de "R"- presa no chão

Adicionais: guarda-volumes, bebedouro, pia e calibrador de pneus são bem-vindos

Segundo os cicloativistas William Cruz, do site Vá de Bike, Thiago Benichio, diretor-geral do Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, e Cadu Ronca, diretor do Instituto Aromeiazero

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