sábado, 6 de outubro de 2012

Projeto de mobilidade do Porto Digital tem aluguel de bicicletas implantado

05/10/2012 - segs.com.br

VANESSA SALLAS

Objetivos são melhorar o trânsito na área central da capital pernambucana e dar uma alternativa de transporte para as pessoas que circulam no perímetro do parque tecnológico

O primeiro passo para a implantação do projeto de mobilidade urbana no Bairro do Recife já tem data para sair do papel. A partir do dia 19 de outubro, a vizinhança onde está localizado o Porto Digital, considerado o maior parque tecnológico do Brasil, receberá dez estações de empréstimo de bicicletas. A iniciativa envolve também muita tecnologia, já que para destravar o veículo, o usuário deve usar um aplicativo de celular.

A logística de uso é a mesma já aplicada nos projetos RioBike e Bike Sampa, com o uso da solução desenvolvida pela empresa Serttel, embarcada no Porto Digital. Para o ciclista destravar o veículo, ele precisa ser assinante do serviço, que custa R$ 10 mensais. Para quem não tiver smartphone, bastará ligar para um número de telefone gratuito. Segundo Leonardo Guimarães, diretor-executivo do polo tecnológico, a inovação do projeto é sua total automação, pois as estações serão movidas a energia solar.

Projeto de mobilidade urbana

O Bairro do Recife, além de ser a região onde está localizado o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos do país, está entre as áreas de maior interesse turístico da capital pernambucana. Com problemas de trânsito, como qualquer lugar central das grandes cidades brasileiras, a solução pode vir de uma parceria entre o Núcleo Gestor do Porto Digital (NGPD), o governo federal e um consórcio de empresas embarcadas.

A preocupação com o trânsito da Ilha do Bairro do Recife, onde fica o Porto Digital era constante entre os gestores e colaboradores do NGPD. A ideia para resolver o problema culminou em uma licitação da APL (arranjo produtivo local), cujo investimento para ser implantada veio de aporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no valor de R$ 6 milhões.

Se antes um colaborador de uma das empresas do Porto Digital poderia demorar até 45 minutos para conseguir uma vaga de estacionamento nos limites da ilha, a intenção é resolver de vez esse problema. Ademais, a Ilha do Bairro do Recife tem as características necessárias para ser um verdadeiro laboratório de mobilidade urbana: seu acesso só é possível através de três pontes, as quais podem ter o tráfego de veículos facilmente monitorado.

O plano completo de reestruturação do trânsito do bairro tem três etapas. A primeira engloba toda a parte de mobilidade, com destaque para a implantação de estações para empréstimos de bicicleta e carros elétricos, incluindo a abertura de estacionamentos inteligentes – os quais indicam em um aplicativo de celular onde estão as vagas. A segunda fase tem ênfase em segurança, por meio da leitura automática de placas de carros que circularem na ilha do Bairro do Recife e colocação de chips em alguns veículos, que terão sua entrada e saída monitorada. A terceira conta com a estruturação de um centro de estudos, que irá fazer análises e propor soluções para problemas de segurança e trânsito.

A implantação ocorre conjuntamente com prefeitura do município, que é o responsável pela instalação dos equipamentos urbanos, como estações de bicicletas e câmeras de monitoramento. Segundo Luciana Miranda, analista de sistemas e uma das responsáveis pelo planejamento da experiência, apenas duas semanas depois da autorização dos gestores públicos, o bairro já poderá receber estações de empréstimos de bicicleta e estacionamentos inteligentes.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da 'triple helix', o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.



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