sábado, 1 de setembro de 2012

Governador vistoria obras da ciclovia na L2

01/09/2012 - Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, realizou, na manhã deste sábado (01), uma vistoria técnica nas obras da ciclovia da Avenida L2 Norte, entre as quadras 412/413 e 401 Norte. Acompanhado por um grupo de 10 ciclistas, o governador verificou as condições da obra, do percurso e dos trechos que estão sendo concluídos, além de conversar com os operários.

“Estamos fazendo uma inspeção da obra que está em curso. Faltam a parte de urbanização das áreas adjacentes, iluminação e sinalização, mas já dá para sentir o prazer de pedalar nessa cidade”, afirmou o governador, ao fim da vistoria.

“Estamos incorporando a bicicleta como um modal de transportes que integra a mobilidade urbana da cidade. Todas as ações do governo passam pela inclusão desse modal. Vamos cortar o DF todo com ciclovias e integrar ao transporte público e a área privada com o estímulo dos bicicletários. O uso da bicicleta é uma política de fato”, acrescentou Agnelo Queiroz.

Além do governador, participaram da vistoria o secretário de Turismo, Luís Otávio Neves; o deputado distrital Joe Valle; o coordenador-geral do Instituto Pedala Brasília de Mobilidade Sustentável, Ronaldo Alves; e técnicos do Comitê de Política Cicloviária do GDF. O Pedala Brasília agrega cerca de 40 grupos de ciclismo organizados.

“Para nós ciclistas, que estamos acompanhando a execução das obras, percebemos que será um benefício completo para a cidade. O edital contempla paisagismo, sinalização vertical e horizontal, iluminação, além da recuperação de calçadas”, ressaltou Ronaldo Alves.

Mobilidade – A política de Mobilidade por Bicicleta do Governo do Distrito Federal prevê a ampliação dos atuais 179km de ciclovias do DF para 600km até 2014.

O projeto é coordenado pela Casa Civil e executado pela Secretaria de Obras, pela Novacap e pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF). Já foram investidos R$ 29,7 milhões, recursos liberados pela Junta de Execução Orçamentária (JEO).

Em janeiro o GDF deu início às obras de 270km em diversas regiões administrativas. Das ciclovias previstas, 21km estão em execução na Asa Sul, 15km na Asa Norte e 12km na UnB.

Já foram concluídos 130km no Plano Piloto, 8km no Sudoeste; 33km no Recanto das Emas; 18k em Santa Maria; e 31km em Ceilândia. Ainda são executados os trechos de ciclovias em Ceilândia; Gama; Asa Sul; Asa Norte; UnB; Guará; e Paranoá.

O secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, destacou a importância da mobilidade por bicicleta no incremento da atividade turística do Distrito Federal “Vimos hoje que as obras da Asa Norte estão muito adiantadas. Além de toda a questão da mobilidade urbana, as ciclovias tornam a cidade mais alegre. A exemplo do Rio de Janeiro, queremos instituir o aluguel de bicicletas pra que o turista possa conhecer a cidade. Vamos iniciar o processo de licitação”, adiantou o secretário.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário