quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ciclovia vai ligar Praça Saens Peña às barcas na Praça 15

26/09/2012 - O Dia

POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - A cidade vai ganhar no ano que vem uma ciclovia que vai ligar a Praça Saens Peña, na Tijuca, até a Estação das Barcas, na Praça 15. Serão oito quilômetros de pista, que vão passar por cinco estações de metrô — Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena e Carioca.

O projeto vai ser apresentado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Transportes no 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta (Bici Rio), que termina nesa terça, em Botafogo, Zona Sul.

As obras vão ser executadas pela Prefeitura do Rio e devem durar um ano. A nova ciclovia vai integrar outras que serão construídas no Maracanã e que passam pelo bairro do Catumbi, Cruz Vermelha e pelas avenidas Chile e Almirante Barroso, no Centro da cidade.

O detalhamento do projeto foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Rio é o primeiro estado do país em uso de bicicletas e o segundo na América Latina, perdendo para Bogotá, na Colômbia. A capital carioca tem 290 km de ciclovias e a meta de chegar a 450 até 2016, quando ocorrem os Jogos Olímpicos.

Integração

O 2º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta tem como tema central a integração da 'magrela' com o sistema público de transporte, mostrando que é possível usá-la como alternativa para sair de casa e ir à estação de metrô ou de trem ou aos pontos de ônibus.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário