domingo, 13 de novembro de 2011

Chineses dimunem uso da bicicleta

13/110/2011 - Revista Bicicleta

Depois de anos abandonadas em garagens juntando poeira, as bicicletas estão voltando ao cotidiano dos chineses urbanos, não apenas como um meio de transporte, mas também como estilo de vida saudável e moderno.

Liu Guanqin, de 28 anos, morador de Jinan, capital da Província de Shandong, no leste do país, comprou recentemente duas bicicletas para montanhas, incluindo uma de cor rosa para sua namorada.

O casal pedalou 20 km pelos subúrbios de Jinan no último fim de semana. "É realmente maravilhoso andar de bicicleta nas estradas rurais, consideramos isto ótimo, ecológico e bom para nossa saúde", disse.

A China, que já chegou a ser conhecida como "Reino das Bicicletas", tem hoje 450 milhões de bicicletas, segundo a Associação Chinesa de Bicicletas.

Nas décadas de 1960 e 70, as bicicletas eram símbolo de vida decente para os chineses. Na década de 1980, ela se tornou um meio de transporte ideal para os moradores urbanos.

Na década 90, porém, estes veículos começaram a desaparecer das ruas, à medida que eram substituídos por carros.

Embora cada vez mais gente desfrute da conveniência trazida pelos carros, as pessoas também começam a sentir a degradação da qualidade do ar com o aumento das emissões e problemas de saúde devido ao sedentarismo.

Isto faz com que alguns voltem a recorrer às bicicletas. Cidades nas províncias de Shandong, Hunan e Hebei criaram associações para promover o uso de bicicletas.

Enquanto isso, os governos locais fizeram diversos esforços para mostrar seu apoio aos ciclistas.

Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste do país, foi a primeira cidade chinesa a lançar um sistema de aluguel de bicicletas. As 2.050 estações de aluguel na cidade emprestam as 60 mil bicicletas 250 mil vezes por dia.

Os funcionários públicos de Jinan planejam criar 2 mil estações de aluguel de bicicletas durante o período 2011-2015, como uma maneira de promover um estilo de vida de baixo carbono.

A capital chinesa, Beijing, está trabalhando para incluir as bicicletas em seu plano de transporte até 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário