segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Funchal: concurso para aluguer de bicicletas arranca em Setembro

8/9/2010
Carris (Lisboa)

O concurso público para o serviço de aluguer de bicicletas e scooters eléctricas na cidade do Funchal vai avançar já em Setembro, noticiou o Jornal da Madeira.

A realização deste concurso, recorde-se, já tinha sido avançada pelo Diário de Notícias.

O concurso estará englobado no projecto CIVITAS MIMOSA, lançado pela Comissão Europeia, e terá uma vertente de aluguer de bicicletas e scooters eléctricas e outras de aluguer de bicicletas convencionais.

O objectivo é criar condições atractivas para a utilização de veículos menos poluentes no centro da cidade e zona turística envolvente.

De acordo com o Jornal da Madeira, que cita o presidente da câmara do Funchal, Miguel de Albuquerque, este serviço está ligado ao desenvolvimento futuro de uma ciclovia que começará na zona da Ilma e seguirá até ao centro da cidade.

Assim, a segunda fase das obras irá iniciar-se já no início do próximo ano e incluirá uma via com acessos pedonais e zonas de circulação para bicicletas, mantendo as zonas ajardinadas.

O concurso público será válido para a concessão de um serviço de aluguer de bicicletas por dez anos (cinco anos iniciais com a possibilidade de renovação por outros cinco, através de prorrogações anuais) e deverá ser implementado em quatro locais obrigatórios: Fórum Madeira, Estrada Monumental, marina e teleférico.

Ainda de acordo com Bruno Pereira, vice-presidente da Câmara do Funchal, o concessionário deverá também implementar um Centro de Controlo Operacional e desenvolver um software de gestão que permita ao cliente fazer a contratação do serviço através da Internet.

O sistema de aluguer deve também permitir a toma e devolução dos veículos em locais coincidentes com transportes públicos.

Finalmente, a proposta do horário de funcionamento deverá ser feita pelo concessionário. O sistema funcionará durante sete dias por semana, ao longo de todo o ano, com horários de Inverno e Verão.

O projecto CIVITAS já foi implementado em países como a Estónia, Polónia, Itália e Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário