domingo, 8 de agosto de 2010

Ciclistas redescobrem a Vista Chinesa

CICLISMO


Publicada em 07/08/2010 às 18h17m
O Globo - 07/08/2010
    Ciclistas na Vista Chinesa/Foto: Custódio Coimbra - O GloboRIO - A prática do ciclismo nas curvas da Estrada da Vista Chinesa, no Parque Nacional da Tijuca, ganhou novo fôlego. A cada semana mais adeptos do esporte sobem e descem a ladeira, que durante anos, por causa da violência, ficou fora do trajeto de quem pedala, conforme mostra reportagem de Ediane Merola, na edição deste domingo do Globo. A instalação de uma guarita na entrada do parque, na Rua Dona Castorina, há dois anos, foi o primeiro passo para a revitalização do local, que em 2009 ganhou placas informando a presença de ciclistas na via e pintura no asfalto indicando o limite de velocidade (40km/h) para carros. As medidas deixaram a região mais segura, mas os atletas ainda esperam melhorias no asfalto e obras de contenção nas encostas. Na quinta-feira, O GLOBO contou 18 deslizamentos ao longo do trajeto de 4,5km.
    O advogado Pedro Athos, de 60 anos, há três pedala no parque. Atualmente se preparando para um circuito em Friburgo, ele diz que as condições da Rua Dona Castorina e da Estrada da Vista Chinesa ainda precisam de melhorias:
    - Quem passa de carro não sente, mas o asfalto está cheio de costelas, a bicicleta pula feito cabrito.
    Em nota, Geo-Rio, órgão vinculado à Secretaria municipal de Obras, informou que funcionários trabalham atualmente na contenção de três pontos da Estrada da Vista Chinesa, onde há risco de o trânsito ser interrompido se a pista ceder. Outras intervenções estão sendo avaliadas. De acordo com a Geo-Rio, estão sendo investidos R$ 3,5 milhões em obras de contenção de encosta em toda a área do Parque Nacional da Tijuca. O prazo de conclusão para todas as intervenções é dezembro.
    Leia a íntegra desta reportagem em O Globo digital

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário