quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Byke.Mobi: ganhe dinheiro com a sua bicicleta

8/11/2010 - Carris - Lisboa


O conceito é simples: um serviço de aluguer de bicicletas online em que todos os veículos pertencem a utilizadores particulares, em vez de a empresas ou outras entidades.

O serviço chama-se Byke.Mobi – o Treehugger chama-lhe bike sharing Peer2Peer  – e pretende ser uma alternativa aos grandes sistemas de aluguer e partilha de bicicletas, como este e este, tendo ainda como bónus o facto de poder gerar algum retorno financeiro para quem possui - e cede - uma bicicleta.

Segundo os responsáveis pelo Byke.Mobi, a ideia por trás deste conceito é pegar nas milhares de bicicletas que estão paradas numa determinada localidade - e num determinado dia - e torná-las num modo de transporte para os futuros – e potenciais – ciclistas.

Quem quiser alugar a bicicleta ganhará 66% de todas receitas, sendo que todos os países têm um preço fixo de aluguer por dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse preço está cifrado nos 3,8 euros (5 dólares), enquanto no Reino Unido o valor mínimo são os 4,2 euros.

Leia as FAQ da Byke.Mobi.

A Byke.Mobi foi fundada por Peter Abrahamson, de 34 anos, e assume-se como uma concorrente ao recente serviço de aluguer de bicicletas londrino – que custará aos londrinos entre 140 e 170 milhões de euros nos primeiros cinco anos.

“Peter Abrahamson está a posicionar [a Byke.Mobi] numa alternativa mais barata e vocacionada para a comunidade que o sistema do mayor [londrino]”, escreve o Treehugger.

Pode seguir a Byke.Mobi no twitter. Ainda tem poucos seguidores (está a começar) mas tem dicas bastante interessantes para utilizar o novo sistema de aluguer e partilha de bicicletas londrino.

“O serviço foi desenvolvido numa semana e sem investimento financeiro, ao contrário do esquema de Boris Johnson, que está a custar aos contribuintes cerca de 170 milhões de euros. Ao envolver toda a comunidade [e incentivá-la a] alugar as bicicletas estamos a reduzir a necessidade de um investimento elevado por parte dos contribuintes”, explica Abrahamson.

“Também quisemos dar aos donos de bicicletas o conceito de angariarem receitas através dos seus veículos. Não estamos a falar apenas de responsabilidade ambiental, mas também de um sentido comercial”, revelou o responsável, que garantiu que o Byke.Mobi deverá ser um sucesso para quem todos os dias chega às estações rodoviárias e ferroviárias londrinas.

O sistema é similar ao primeiro conceito de car sharing peer2peer, lançado no Reino Unido já este ano.

Será a Byke.Mobi - ou outro conceito idêntico - bem sucedida? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário