quarta-feira, 5 de julho de 2017

Juazeiro do Norte e Crato também são destaques

04/07/2017 - Diário do Nordeste

A cidade de Juazeiro do Norte, uma das mais importantes do Estado, ganhará mais obras de acessibilidade em breve ( Foto: Kid Júnior )

por André Costa 

Além de Fortaleza, capital do Estado, duas outras cidades cearenses, ambas do Cariri, figuram no ranking Conected Smart Cities. Juazeiro do Norte surge na 37ª e o Crato, na 48ª colocação.

Nessas duas cidades do Cariri, a maioria dos critérios utilizados na avaliação estão sendo bem contemplados. Na semana passada, o Ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, anunciou investimento superior a R$ 30 milhões para o aeroporto de Juazeiro do Norte. A partir de março, com o fim das obras, o equipamento estará liberado para receber aeronaves de grande porte.

Para este ano, está prevista a inauguração de 17 km de ciclovia, que unirá as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Além disso, no mês passado, voltou a funcionar, após quase sete meses de inatividade, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Cariri, popularmente chamado de Metrô do Cariri. A operação havia sido suspensa em novembro passado para viabilizar a continuidade das obras da Avenida do Contorno, projeto executado pela Secretaria das Cidades, cujo objetivo é desafogar o trânsito da Avenida Padre Cícero, rodovia estadual que liga o Cariri a região Centro-Sul do Estado. 

O Anel Viário, como também é chamado o projeto do Governo do Estado, cujo investimento é de R$ 17 milhões, conta com a construção de viadutos, vias em duas mãos, ciclovia, acostamento, canteiros central e, ao todo, terá mais de 14 km de extensão.

A obra segue em fase de conclusão e deve ficar pronta até o fim deste ano. Somado às obras do Aeroporto, Anel Viário e ciclovia, as duas cidades dispõem de moderna frota de ônibus. A secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Gizele Menezes, destacou que, em relação à acessibilidade, que está dentro da mobilidade, estão sendo estudadas novas alternativas para qualificar as vias de melhores condições de acesso.

"Com isso, está em fase de elaboração um projeto de requalificação de calçadas e canteiros centrais que inclui paisagismo e sinalização vertical e horizontal, conforme a necessidade de cada local".

Novo modelo

Segundo a titular da pasta, a proposta é trabalhar um novo modelo de calçadas, que inclui um paisagismo mais elaborado e, ao mesmo tempo, com a inserção de rampas, para "deixar a cidade de Juazeiro do Norte cada vez mais acessível". Gizele ressaltou, no entanto, "que há todo um trabalho a ser feito para qualificar ainda mais as vias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário