sexta-feira, 12 de junho de 2015

Implantação de ciclofaixa causa polêmica

12/06/2015 - O Globo

A construção de uma ciclofaixa entre Laranjeiras e Cosme Velho está dividindo opiniões entre ciclistas, motoristas e pedestres. Motoristas dizem que o trânsito vai piorar em razão do trecho prioritário para as bicicletas. De outro lado, ciclistas reclamam que os motoristas estão desrespeitando a determinação de prioridade e afirmam temer acidentes na via.

Na manhã de ontem, repórteres do GLOBO flagraram irregularidades de ambas as partes: ônibus e carros de passeio fechando ciclistas, que, por sua vez, utilizavam de forma indevida a ciclofaixa.

Na Rua Cosme Velho, quase houve um acidente. Um ônibus chegava ao ponto quando um ciclista se aproximou. Devido à sinalização de prioridade para as bicicletas no local, o coletivo precisou frear, ainda no meio da rua, para evitar a colisão, o que causou tumulto no trânsito.

— É um absurdo, numa rua dessas, que já está toda engarrafada, não poder encostar no ponto quando os passageiros acenam, se um ciclista estiver passando — criticou o motorista envolvido na confusão, que preferiu não se identificar.

O rapaz que estava de bicicleta no momento em que o ônibus não conseguiu acessar o ponto era Jorge Luiz Amaral de Souza, de 56 anos. Ele disse que, na mesma semana, precisou subir a calçada quando um ônibus da linha 422 começou a buzinar atrás dele, mesmo com a nova sinalização:

— Sou a favor da ciclofaixa. Achei que iria melhorar a nossa vida. Mas, justamente por ser neste trecho, acho que vai acabar acontecendo um acidente. Quase fui atropelado na segunda- feira.

Segundo a prefeitura, ações educativas são realizadas constantemente, não só para os motoristas, mas também para os ciclistas e pedestres. O objetivo, ainda de acordo com a prefeitura, é cumprir as leis de trânsito e oferecer mais segurança a todos.


Mesmo com a ciclofaixa sinalizada, ciclista prefere utilizar a calçada
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário