segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A exemplo de Haddad, região de Osasco inicia investimentos em sistema cicloviário

04/10/2014 - Web Diário - Osasco/SP

Uma das medidas que tem chamado atenção na administração do prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) é a expansão do sistema cicloviário na cidade. De acordo com a prefeitura, o objetivo é implantar 400 quilômetros de vias para bicicletas até o final do ano que vem. A medida vem ganhando adeptos e intensificando os debates sobre novas formas de mobilidade urbana. Na Região Oeste da Grande São Paulo, municípios já preparam para estimular as pedaladas.

Com projetos mais visíveis na área, Osasco é a cidade que possui a maior ciclofaixa da região, com 15,5 quilômetros de extensão. A pista funciona aos domingos e vai do Parque Chico Mendes e vai até o Parque Nelson Vilha Dias, no Jardim Rochdale. A cidade também conta com uma ciclovia na avenida Presidente João Goulart com percurso de 1,2 quilômetro.

Além disso, o secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana do município, João Góis, revela que existem estudos para implantar novas vias destinadas à circulação de bicicletas na cidade. Entre as medidas que já estão sendo executadas, o secretário frisa as obras no entorno do terreno da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que contará com uma via com 3,3 quilômetros. "Além disso, estamos fazendo estudos em algumas regiões, porque precisamos fazer o projeto e ver o impacto. No bairro de Presidente Altino, que é um lugar plano, estamos pensando em fazer uma ciclovia lá. Também estamos vendo na Cidade das Flores, dá para vir lá do Jardim Roberto, ligar lá com a estação de Quitaúna. Inclusive, estamos fazendo projetos para apresentar ao prefeito", explica Góis.

Já em Barueri, a prefeitura busca por parceiros para implantar 56,5 quilômetros de sistema cicloviário. A informação é do secretário de Planejamento e Urbanismo, José Eduardo Hyppolito. Segundo a assessoria da prefeitura, o projeto inclui ciclovia, ciclofaixa, pista de caminhada, guaritas de segurança, ciclorrota, ciclopassarela ligando o Alphaville a Chácaras Marco, sobre o Rio Tietê.

Entre os planos da prefeitura estão incluídas 11 estações de locação de bicicletas integradas ao Cartão Barueri, quatro bicicletários e cinco estações de reparo para possíveis problemas nas bicicletas. Na área militar, na região do Jardim Maria Helena, por exemplo, serão 7.6 quilômetros de ciclovia com pista de caminhada. Contudo, a prefeitura informou que ainda não tem um levantamento preciso de quantos quilômetros de vias específicas para bicicletas existem na cidade.

Carapicuíba já iniciou o processo de estudos para implementação de sua primeira ciclofaixa. Uma equipe técnica da prefeitura começou análises para a interligação dos parques Gabriel Chucre, Paturis e da Aldeia. A idéia inicial partiu de uma Indicação do vereador Alexandre Pimentel (PT) que, em conversa com o Diário da Região, explicou que sua proposta inicial teria percurso de até 12 quilômetros.

O projeto do Corredor Oeste promete mudar o sistema cicloviário das cidades de Itapevi e Jandira. Ambas possuem análises para incluir ciclofaixas em seus respectivos trajetos no município. No entanto, a Secretaria de Transporte de Jandira também iniciou estudos dentro do município para ligar diretamente ao Corredor Oeste. Segundo a assessoria da prefeitura jandirense, de início seria implantada uma ciclovia, mas ainda está em aberto e nada foi definido.

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