quarta-feira, 8 de outubro de 2014

12 pontes de Marginais vão ganhar ciclovias

08/10/2014 - O Estado de SP / G1 / Site CET

Doze pontes sobre os Rios Tietê e Pinheiros receberão ciclovias até o fim de 2015, todas integradas com outras vias compartilhadas por bicicletas do Município. As quatro primeiras estruturas a ganhá-las serão o Viaduto Domingos Franciulli Netto (Penha) e as Pontes Presidente Jânio Quadros (Vila Maria), Julio de Mesquita Neto (Pompeia) e Vitorino Goulart da Silva. Três devem ficar prontas ainda em 2014. O projeto da gestão Fernando Haddad (PT) havia sido adiantado pelo Estado no dia 23.

As três primeiras intervenções são sobre o Rio Tietê e a última, sobre o Pinheiros, na zona sul. Nesses locais, haverá apenas pintura da ciclovia no solo além de obras de pequeno porte. Outras oito pontes já têm projeto para instalação de ciclovias, mas requerem intervenções maiores. São Aricanduva, Vila Guilherme, Cruzeiro do Sul, das Bandeiras, Casa Verde, Limão, dos Remédios e Jurubatuba. Todas, com exceção da última, ficam sobre o Tietê.

As duas etapas, avaliadas em R$ 6 milhões, serão tocadas simultaneamente. As primeiras obras começam ainda neste mês. Um projeto-piloto foi iniciado há algumas semanas pela Prefeitura no Viaduto Alberto Marino, na região central. Parte das ciclovias será feita no canteiro central, outra nas faixas da direita e outra nas calçadas das pontes.

De acordo com a administração Haddad, ainda estão em "estudos técnicos" as demais pontes sobre os dois rios: Migrante Nordestino, Tatuapé, Anhanguera, Engenheiro Ary Torres, Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), Caio Pompeu de Toledo (Morumbi), João Dias, Transamérica, Freguesia do Ó, do Piqueri, Jaguaré, Cidade Universitária, Eusébio Matoso, Cidade Jardim, Laguna (em construção, no Panambi) e Socorro. O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que em todas a velocidade máxima para veículos será regulamentada em 50 km/h.

O cicloativista João Paulo Amaral, coordenador da campanha "Adote uma ponte", da ONG Ciclocidade, afirma que a demanda de travessia segura é antiga entre os ciclistas paulistanos. "Era o que faltava para haver uma rede integrada para bicicletas na cidade. É a conexão entre os dois lados dos rios, em vez das pontes segregadoras que temos hoje." Ele cobra ainda fiscalização para o respeito aos  mecanismos.

'Lombofaixas'.Para tornar mais seguro o acesso dos pedestres e ciclistas às pontes, a Prefeitura instalará "lombofaixas" (lombadas com faixas de pedestres e de ciclistas em sua parte superior) nas alças de acesso às estruturas, que hoje não têm nenhum mecanismo de proteção para esse público. Segundo Tatto, além das "lombofaixas" haverá restrição da velocidade máxima permitida, melhoria da sinalização e, onde for necessário, a instalação de pisca-pisca para os motoristas ficarem atentos.

De acordo com a Prefeitura, outras pontes, como as que ficam sobre o Rio Tamanduateí, e viadutos da cidade receberão no futuro intervenções parecidas, usando outras tecnologias. "Às vezes, as pessoas falam que, como vai passar pelas pontes, os pedestres vão perder espaço. Não é verdade. Você pode 'grampear' na ponte uma passarela, que permite que o pedestre passe por ali, e dedica a calçada velha para o ciclista", disse o prefeito. Com essa técnica, as passarelas, geralmente de metal, podem ser afixadas na lateral das pontes, criando espaço para pedestres.

Polos geradores.Ainda segundo o prefeito, o governo estuda a ideia de cobrar a construção deciclopassarelas de incorporadores de polos geradores de tráfego, como shoppings.

G1 SP

Haddad afirma que doze pontes das marginais terão ciclovias

Meta é entregar obras até o final de 2015. Prefeitura quer concluir ciclovia na Ponte da Casa Verde ainda em outubro

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, anunciaram na manhã desta terça-feira (7) a construção de ciclovias em doze pontes que passam sobre os rios Tietê e Pinheiros. O projeto, que tem previsão de custo de R$ 6 milhões, deve ser concluído até o final de 2015.

Das doze, apenas duas ficarão no Rio Pinheiros: pontes Vitorino Goulart da Silva e Jurubatuba. As outras dez – Viaduto Domingos Franciulli Neto e pontes Vila Maria, Pompéia, Aricanduva, Vila Guilherme, Cruzeiro do Sul, das Bandeiras, Casa Verde, Limão e dos Remédios – serão sobre o Rio Tietê.

Tatto informou que até quatro pontes já devem ter a ciclovia concluída ainda neste ano. "A nossa estratégia de implantação é quando tem já conexão dos dois lados da ponte. Onde já tem, e está faltando só a travessia, é o que nós vamos priorizar. Mas posso dizer que pelo menos umas três, quatro, ainda vai ter esse ano", afirmou. Ele disse que a Ponte da Casa Verde deve ter sua obra concluída em outubro.

As implantações vão ocorrer em duas etapas: na primeira, com quatro pontes, será necessária apenas pintura e realização de obras de pequeno porte. Na segunda, serão necessárias obras civis mais complexas, como tratamento de calçadas e construção de canteiro central. As duas etapas terão as obras iniciadas ao mesmo tempo.

Em paralelo, há ainda uma terceira etapa, na qual estão sendo feitos estudos técnicos que buscam soluções para a implantação de ciclovias em mais 16 pontes. Sobre o rio Tietê, são elas: Pontes Imigrante Nordestino, do Tatuapé, Anhanguera, Freguesia do Ó e Piqueri. E sobre o rio Pinheiros, são: pontes Engenheiro Ary Torres, Estaiada, do Morumbi, João Dias, Transamérica, do Jaguaré, Cidade Universitária, Eusébio Matoso, Cidade Jardim, do Socorro e Laguna.

Em algumas das pontes, a velocidade máxima permitida para os veículos sofrerá redução para dar mais segurança ao ciclista. Haddad defendeu a medida. "A redução da velocidade máxima em geral aumenta a velocidade média. As pessoas acham que vão demorar mais tempo para chegar, o que não é verdade", comentou. "Velocidade máxima elevada não significa velocidade média elevada. Aliás, em geral, significa o contrário disso. Você ganha eficiência e segurança simultaneamente".

Ciclovias

O prefeito se mostrou satisfeito com a reação dos paulistanos ao plano cicloviário que sua gestão vem implantando. "São 50 anos em uma tradição, você não muda 50 anos de história em 50 dias. Você precisa de um pouquinho mais de tempo. Agora, eu acho que a reação está sendo muito positiva", comemorou.

A construção de 400 km de ciclovias é uma das 123 metas de gestão de Fernando Haddad, que se elegeu com a promessa de privilegiar o transporte público. Considerando que São Paulo tem 17,2 mil km de vias pavimentadas, o total representa espaço exclusivo para ciclistas em 2,3% do total de ruas e avenidas da cidade. Segundo estimativas, o custo total das obras é de R$ 80 milhões. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema).

De acordo com a Prefeitura, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros. Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.

A instalação de ciclovias é uma das estratégias apontadas por especialistas em trânsito para oferecer outras opções para o transporte na cidade. Neste ano, São Paulo atingiu novo recorde de congestionamento, com 344 km de vias congestionadas em 23 de maio.

Além disso, a construção de ciclovias é uma demanda de diversos setores, incluindo cicloativistas que se articulam na cidade em associações e promoveram ao longo de anos intervenções e protestos por mais respeito às bicicletas no trânsito. O número de ciclistas mortos em acidentes de trânsito caiu entre 2005 e 2013, período disponível no levantamento da CET. Em 2005, foram 93 casos. Em 2013, o total de mortes foi de 35.

SITA OFICIAL DA CET/SP

Ciclovias vão cruzar pontes das marginais

Estudos foram apresentados na sede da Prefeitura, travessia da Ponte da Casa Verde será a primeira instalada

Os projetos de travessia para ciclovias sobre 12 pontes nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros foram apresentados, na manhã desta terça, dia 7, pelo prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. A iniciativa irá interligar os novos trajetos que estão sendo feitos para ciclistas.

"Estamos fazendo um espaço apropriado para os ciclistas com a preocupação na travessia das alças dessas 12 pontes", afirmou Tatto. Essas intervenções foram divididas em duas etapas de acordo com a complexidade e da necessidade de obras.

A Travessia das marginais é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade. Em uma primeira fase, quatro pontes receberão essas ciclovias de travessia, sendo que a primeira será na Casa Verde. "Daqui para frente, toda ponte tem que ser pensada neste sentido", afirmou Haddad. A estratégia de implantação dependerá da existência de conexões.

Detalhamento das etapas

Primeira Etapa

A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte:

Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias

Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central

Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central

Ponte Vitorino Goulart da Silva - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos

Segunda Etapa

Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte:

Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central

Ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central

Ponte Cruzeiro do Sul- Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos

Ponte das Bandeiras- Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana

Ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Centro

Ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central

Ponte Remédios - Carmen Fernandes Neves - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos

Ponte Jurubatuba- Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central

Em estudo

Além dessas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:

Ponte Imigrante Nordestino - Sobre o Rio Tietê

Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) - Sobre o Rio Tietê

Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal (Anhanguera) - Sobre o Rio Tietê

Ponte Engenheiro Ary Torres - Sobre o Rio Pinheiros

Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) - Sobre o Rio Pinheiros

Ponte Caio Pompeu de Toledo (Morumbi) - Sobre o Rio Pinheiros

Ponte João Dias - Sobre o Rio Pinheiros

Ponte Transamérica- Sobre o Rio Pinheiros

Ponte Freguesia do Ó- Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Centro

Ponte do Piqueri- Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro

Ponte Hirant Sanazar (Jaguaré) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional entre as pontes

Ponte Cidade Universitária - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro

Ponte Eusébio Matoso- Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro

Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro

Ponte Laguna - Em construção sobre o Rio Pinheiros

Ponte Santo Dias da Silva (Socorro) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.

Diretrizes do "Padrão CET" para ciclovias

Para planejar as futuras travessias das ciclovias sobre as pontes, as diretrizes a nortear os técnicos continuam a ser as do "Padrão CET":

= Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária

= Conectividade dos trajetos

= Linearidade: menor distância possível na viagem

= Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)

= Integração modal com transporte de média e alta capacidade

= Uso da estrutura como meio de transporte

= Preferência por ruas secundárias

= Não se eliminar a faixa de rolamento

= Implantar preferencialmente no lado esquerdo

= Ser preferencialmente bidirecional

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