quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ciclovia será inaugurada na Zona Oeste do Rio em 30 dias

25/06/2014 - O Dia - RJ

Rio - Daqui a um mês será possível pedalar por três dos principais parques naturais da Zona Oeste sem desviar da rota. Dia 25 de julho, ficam prontos os 14 quilômetros da ciclovia que vai interligar os parques municipais Marapendi (na Barra), Chico Mendes (no Recreio) e da Prainha. No Chico Mendes, a ciclofaixa se conectará a duas estações do corredor BRT Transoeste: Benvindo de Novaes e Gilka Machado. A obra, que começou em fevereiro, custou R$ 900 mil e complementará a ciclovia já existente nas orlas de Barra e Recreio.

Responsável pela construção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que ainda não há estimativa de quantas pessoas utilizarão a via, mas que uma pesquisa será realizada após a conclusão das obras para detalhar aspectos quantitativos, sociais e ambientais do empreendimento.

 "Além da opção de lazer que surge com a oportunidade do passeio, atraindo até mesmo o turismo ecológico, a ligação com o BRT tem o objetivo de fazer com que, no dia a dia, os moradores da região usem cada vez mais as bicicletas como transporte alimentador para chegar ao transporte de massa. O carro deve ficar na garagem", disse o subsecretário da pasta Altamirando Moraes.

"Também temos a possibilidade de incrementar o potencial econômico dos parques com essa nova ligação. Estamos elaborando um estudo de manejo que ficará pronto até o fim de 2015 envolvendo todos os 10 parques municipais. O carioca ainda não é um frequentador assíduo dos parques, diferentemente do europeu. Estamos nos empenhando para mudar essa cultura", completou. A ciclovia passará pelas avenidas Estado da Guanabara, Balthazar da Silveira, Professor Hermes de Lima, Gláucio Gil, Gilka Machado, Jarbas de Carvalho e Estrada Benvindo de Novaes.

Prefeitura estuda permitir bicicletas nos ônibus BRTs

Moradora de Guaratiba, Daniele Alves, de 23 anos, costuma pedalar na orla do Recreio. A publicitária se empolgou com a nova possibilidade de passeio.

"Acho ótimo! Mas seria bom se liberassem para entrar com a bicicleta nos ônibus BRTs, pelo menos nos fins de semana. Assim eu poderia usar a bicicleta para ir à estação (Ilha de Guaratiba) e depois pedalar nos parques. Atualmente tenho que botar a bicicleta no carro para ir pedalar no Recreio", disse.

Procurada pelo DIA, a Secretaria Municipal de Transportes informou que estuda a possibilidade de permitir o transporte de bicicletas nos veículos do BRT, nos fins de semana, como já ocorre no metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário