domingo, 13 de outubro de 2013

Ipaussu ganha projeto de bicicletas compartilhadas

12/10/2013 - AssisNews

A partir deste domingo (13), os moradores de Ipaussu, na região centro-oeste do Estado, terão um incentivo a mais para utilizar a bicicleta como meio de transporte.

O projeto de uso compartilhado Duke-Bike será inaugurado, disponibilizando para a comunidade 12 bicicletas para uso público. A Duke Energy, companhia que opera usinas hidrelétricas na região, é a patrocinadora da iniciativa, que conta com o apoio da prefeitura do município. O lançamento do projeto será às 9h de domingo, no lago municipal, com a presença do prefeito Luiz Carlos Souto e do secretário de Esportes, Nilton Jardim.

O censo 2010 do IBGE registrou 13.663 habitantes em Ipaussu. Como a cidade é pequena, há apenas uma estação para pegar e devolver as bikes, localizada no lago – um ponto turístico e de encontro de moradores para a prática de atividades físicas e de lazer, bem no centro da cidade.

O período de uso das bicicletas é de uma hora, entre a retirada e a devolução. No entanto, um mesmo usuário poderá usar o serviço mais de uma vez durante o dia.

De acordo com a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes, trata-se de mais um projeto de sustentabilidade que a empresa desenvolve em municípios vizinhos aos seus empreendimentos no Rio Paranapanema, e o primeiro de bicicletas compartilhadas. "Além de uma opção de transporte não poluente e prático para curtas distâncias, a bicicleta também serve para passeios e lazer.

Os ciclistas obtêm os benefícios do exercício físico, e o projeto ainda contribui para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente", expõe Gomes.

Como funciona

Antes de utilizar as bicicletas, os interessados precisam se cadastrar no Duke-Bike pessoalmente, no posto do projeto, ou pela internet (www.dukebike.compartibike.com.br/). Para os que fizerem o cadastro online, será cobrada uma taxa de R$ 1, para checagem e validação dos dados. Os que optarem por se cadastrar pessoalmente devem levar um documento de identidade e um comprovante de residência, e sua adesão será gratuita. Uma vez cadastrada, a pessoa utilizará as bicicletas de graça.

É importante que o usuário respeite o tempo permitido, que é de uma hora, caso contrário haverá suspensão do sistema: um atraso, suspensão de uma semana, dois atrasos, de duas semanas e três atrasos deixarão o participante por um mês sem utilizar o projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário