domingo, 13 de outubro de 2013

CicloIguaçu é finalista do Prêmio Protagonistas

13/10/2013 - Gazeta do Povo

Leia: Câmara cria frente parlamentar para reduzir acidentes com ciclistas

A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIgualçu) foi indicada como semifinalista na categoria ONGs do Prêmio Protagonistas, idealizado pela Gazeta do Povo com o intuito de reconhecer os atos de cidadania que fazem a diferença no estado do Paraná.

Cada categoria tem seis concorrentes e os indicados serão votados pelo público. A votação é online e vai até o dia 27 de outubro. Os três mais votados de cada categoria serão os finalistas do prêmio, anunciados no dia 29. Todos os selecionados pelo público receberão o Troféu Protagonista. O resultado final, avaliado por uma comissão julgadora, e a entrega dos prêmios será anunciado em um evento no Teatro Paiol, no dia 13 de novembro, às 19h30.

A CicloIguaçu é um braço institucionalizado do movimento cicloativista que se articula em Curitiba desde 2005. Fundada em 2011, ela tem o principal objetivo de inserir a cultura da bicicleta na pauta da política pública de mobilidade, tanto do governo municipal quanto do governo estadual. É o que explica o coordenador-geral da ONG, Jorge Gomes de Oliveira Brand, o Goura. "Ela é fruto de um acúmulo histórico da discussão sobre a bicicleta na cidade. A gente insiste com os governantes, escreve e busca o diálogo". A empreitada tem gerado bons resultados.

Segundo Brand, as ciclovias anunciadas na rodovia dos minérios, que liga Curitiba e Rio Branco do Sul, e na rodovia Leopoldo Jacomel, que liga Curitiba a Pinhais, são frutos da insistência da CicloIguaçu com os governantes. "A persistência é importante. Não adianta criticar algo e não ir atrás depois para conferir os resultados", acredita o coordenador.

O Prêmio Protagonistas tem como parceiros o Centro de Ação Voluntária (CAV), o INK, e o Instituto GRPCom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário