segunda-feira, 8 de abril de 2013

Espaço exclusivo e seguro para pedalar


08/04/2013 - Correio Braziliense

Os ciclistas Paula, Rebeca, Rashmi Tara, Rafael e Daniel avaliaram a iniciativa como "muito legal"

Ontem, o brasiliense aproveitou o primeiro dia da implementação da Ciclofaixa do Lazer no Eixo Monumental. O trajeto de 15 quilômetros estava em experimentação desde 16 de dezembro, quando o governador Agnelo Queiroz percorreu metade do trecho e anunciou a iniciativa. Ciclistas ganharam uma faixa com sinalizações verticais e horizontais, e cones da Catedral Rainha da Paz ao Congresso Nacional. Até caminhantes aproveitaram o percurso, que passa por alguns dos principais cartões postais de Brasília. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) colocou várias equipes para organizar o trânsito nos cruzamentos. Alguns motoristas, no entanto, desrespeitaram o espaço e estacionaram o carro na via exclusiva para fotografar monumentos.

A via é exclusiva para ciclistas de 8h às 16h. Mesmo que a fiscalização não tenha flagrado os condutores que desrespeitaram a ciclofaixa e pararam na via fora de horário, quem passava de bicicleta não deixava barato. Era comum ver usuários alertando motoristas, principalmente em pontos próximos ao Congresso Nacional. As ciclistas Paula e Rebeca Crivelaro, 28 e 29 anos, respectivamente, alertaram alguns desavisados. Paula veio de Taguatinga de carro com outros dois amigos, Rafael Ribeiro, 32, e Daniel Lima, 30, encontraram Rebeca no Sudoeste para saírem juntos de bike. As irmãs usaram a ciclofaixa pela primeira vez. "Apesar dos desrespeitos, a ciclofaixa é uma iniciativa muito legal. Moro em Taguá e espero que o projeto chegue logo por lT, afirmou Paula.

"Normalmente, prefiro correr no parque. Acho que motoristas são muito agressivos com ciclistas. Embora goste de pedalar, fico intimidada. Por isso, acho que a ciclofaixa é um início bem promissor para mudarmos a mentalidade do brasiliense”, disse Rebeca. Rafael, que reuniu o grupo, levou uma câmera no capacete, para filmar o trajeto. "Depois edito o filme, coloco uma música e faço uma brincadeira. Gosto muito de fazer trilhas. Mas a ciclofaixa é um ótimo lugar para fazer um ciclismo mais tranquilo.”, comparou. A comerciante Rashmi Tara, 52, é usuária da via exclusiva do Eixo Monumental desde a data da inauguração. Ela contou que vendeu o carro para andar apenas de bicicleta. "Seria bom ter isso em Brasília todos os dias, para mais gente deixar o carro em casa”, riu.

Próximos passos

O trajeto oferecido aos ciclistas do Distrito Federal foi experimentado de bicicleta pelos engenheiros de trânsito do Detran e vigiado por técnicos de helicóptero. Agora, a ideia é ampliar a ciclofaixa para as avenidas W3 Sul e Norte. Com isso, brasilienses ganharam mais 38,5 quilômetros a mais de extensão. O Detran também estuda um sistema de empréstimo de bicicletas para usuários, ainda sem data prevista. Conforme publicado pelo Correio, na última quinta-feira, o diretor do Detran, José Alves Bezerra implantar a ciclofaixa em outras regiões administrativas. A próxima cidade a receber o espaço será Taguatinga, nas avenidas Comercial e Samdu Sul e Norte. A expectativa é de que os novos experimentos comecem a partir do segundo semestre.

Agência Brasil

Estreia da ciclofaixa em Brasília divide opiniões de ciclistas

O primeiro dia de funcionamento da ciclofaixa no Eixo Monumental de Brasília recebeu críticas de ciclistas. A mais incisiva partiu de Renato Campinho, um ciclista de São Raimundo Nonato (PI) que já percorreu mais de 50 países do mundo e chegou neste domingo (07) em Brasília, vindo da Patagônia.

Campinho estranhou a forma como foi feita a ciclovia, "por onde andei as ciclovias tinham paralelepípedos e não essa faixa vermelha. Nem sabia que era ciclovia, achei que era via de ônibus”, disse o piauiense "movido a rapadura”.

Já o professor de educação física, Nilson Santos, ciclista há dez anos, considerou a iniciativa do governo do Distrito Federal válida. No entanto, ele ressaltou que a faixa exclusiva é apenas "um paliativo”. Santos destacou a necessidade de se investir em ciclovias que integrem a região do Distrito Federal, para que a capital do país tenha um transporte alternativo diário à disposição do cidadão. "Se querem construir algo ambientalmente correto, que invistam em ciclovias de verdade que sirva para levar a pessoa ao trabalho durante a semana e de lazer no sábado e domingo”, disse o professor.

Em pouco mais de 40 minutos, motoristas driblando os cones do Detran, outros em alta velocidade, além da retirada dos cones por volta das 14h30, antes do horário previsto nas placas de sinalização. As placas colocadas ao longo da circuito indicam que as ciclofaixas funcionam "nos domingos e feriados, das 9h às 16h”.

A secretária de Comunicação do Detran, Zélia Ferreira, explicou à Agência Brasil que a retirada dos cones antes do horário estabelecido pelas placas deveu-se "a um imprevisto”. Segundo ela, o efetivo reduzido de profissionais trabalhando hoje foi o motivo da antecipação do horário.

Zélia Ferreira ressaltou que o Detran colocou nas ruas 20 agentes especificamente para fiscalizar as ciclofaixas e 50 para colocar e retirar os cones. Ela disse que, na próxima semana, o problema vai ser resolvido. "Nós vamos firmar uma parceria para utilizar presidiários na colocação e retirada dos cones”, explicou a funcionária do Departamento de Trânsito. Zélia acrescentou que já existe um convênio assinado pelo GDF, pelo qual detentos de Brasília fazem e recuperam placas de sinalização de trânsito.

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