sábado, 11 de agosto de 2012

Cidade do ES tem mais bicicletas que carros e casas, diz prefeitura

07/08/2012 - G1

Baixo Guandu tem 29 mil habitantes, 15 mil bicicletas e 9 mil carros. 

Custo baixo e transporte público ruim explicam a escolha por duas rodas. 
 
Bicicleta é meio de transporte preferido de moradores de Baixo Guandu, ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Ao chegar na cidade de Baixo Guandu, localizada no Centro-Oeste do Espírito Santo, é fácil notar a preferência dos moradores quando se trata de meio de transporte. Na cidade, as bicicletas já estão em número superior aos automóveis, segundo números divulgados pela prefeitura. O baixo custo e as dificuldades com o transporte público estão entre as principais razões para o favoritismo da 'magrela' no pequeno município.
O soldador Cairo Pereira mora na localidade de Santa Mônica e nenhum ônibus faz o trajeto da casa dele até o trabalho. De táxi, o trabalhador gastaria cerca de R$ 15 e, a pé, teria que caminhar por 45 minutos. Já de bicicleta não gasta mais do que 15 minutos no percurso.
"Não paga nada. A gente vem de bicicleta e é bem melhor", afirmou Pereira. De acordo com informações da prefeitura, Baixo Guandu tem 29 mil habitantes, cerca de 9 mil casas, mais de 10 mil veículos e, aproximadamente, 15 mil bicicletas, um número superior ao de automóveis.
O cozinheiro Luiz Carlos de Oliveira é de São Paulo, mas quando visita o município faz questão de usar o transporte preferido dos moradores. "Meu parente usa a bicicleta aqui e, quando eu venho, eu pego. É melhor e mais rápido para andar", disse.
Há ainda quem tenha se apaixonado tanto pelo hábito, que o transformou em esporte. "Quem não pode ter um carro, procura comprar sua bicicleta. E, entre essas, tem algumas pessoas que pedalam todos os dias para manter a forma física", pontuou o ciclista Humberto Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário