sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bicicleta movida a hidrogênio é testada em Curitiba

17/06/2011 - Uol Noticias, Dimitri do Valle
Especial para o UOL Ciência e Saúde

Uma bicicleta movida a motor a hidrogênio está sendo testada em Curitiba como alternativa de mobilidade urbana livre de poluição

Foto 4 de 4 - Uma bicicleta movida a motor a hidrogênio está sendo testada em Curitiba como alternativa de mobilidade urbana livre de poluição Divulgação UTFPR
Uma bicicleta movida com um motor a hidrogênio está sendo testada em Curitiba como alternativa de mobilidade urbana e de combate à poluição.

De autoria do engenheiro eletricista Giovani Gaspar, o projeto entrou em fase de testes de rua há pouco mais de um mês e pode desenvolver uma velocidade máxima de até 35 km/h e sem emissão de poluentes.

"Nos testes que fiz a bicicleta chegou a 70 km/h, mas por questão de segurança o motor tem um dispositivo que limita a velocidade a 35 km/h", disse Gaspar ao UOL Ciência e Saúde.

Com um cilindro de hidrogênio instalado no quadro de ferro da bicicleta para alimentar o pequeno motor instalado na garupa, o veículo tem autonomia para fazer um percurso entre 60 a 80 quilômetros.

O autor da ideia conta que já iniciou estudos para criar um estacionamento público equipado com uma fonte de abastecimento gratuito para o ciclista. Ele irá captar energia solar e água da chuva para produzir o hidrogênio por meio da eletrólise, reação que gera o hidrogênio.

Assim, o engenheiro diz que quer viabilizar um projeto público de mobilidade urbana para grandes cidades e massificar o uso da bicicleta de hidrogênio até a Copa do Mundo de 2014.

A ideia surgiu quando Gaspar participou de congressos no Japão e na Itália sobre ações urbanas para melhorar a mobilidade e qualidade de vida das pessoas em grandes centros urbanos.

O projeto da bicicleta ecológica também faz parte de tese de mestrado em mecânica feita pelo engenheiro na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

A bicicleta foi incorporada a outras invenções da UTFPR, como dois protót ipos de carros elétricos. O professor Eloy Casagrande, que coordena o projeto "Escritório Verde" para desenvolver iniciativas de sustentabilidade para a universidade, diz que os protótipos do carro e da bicicleta já têm condições de serem produzidos em escala a partir do ano que vem.

2 comentários:

  1. Parabéns aos idealizadores do projeto e ao mentor da idéia. Posso encomendar a minha, quando ? Qual será o custo estimado ?
    Hoje já possuo uma bike sem nenhum tipo de tração mecânica ou elétrica, más esta seria uma ótima alternativa. Faço diariamente 16kms no trajeto ida e volta ao trabalho. Agora temos que projetar junta a prefeitura de Curitiba mais ciclovias ou ciclofaixas, senão não será viável!
    Um abraço.
    Camilo Jambersi(Curitiba)

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  2. ola eu tentei colocar hidrogenio em minha moto mas nao sei se ta dando ressutado o certo mesmo era ver a moto andar so no hidrogenio a sim eu aqueditaria q e verdade

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