segunda-feira, 19 de julho de 2010

Volkswagen vai lançar bicicleta eléctrica e sem pedais

19/07/2010 cariis (Lisboa)



A Volkswagen vai lançar no mercado, nos próximos anos, uma bicicleta eléctrica – com baterias recarregáveis – e sem pedais.

A e-Bike foi apresentada oficialmente em vários salões automóveis e deverá chegar às lojas, segundo informações disponibilizadas pela marca, nos próximos anos. O conceito é simples: quando o trânsito começar a ficar problemático, o utilizador poderá simplesmente estacionar o carro no parque mais próximo e levar a e-Bike para o seu destino.

“[Na Volkswagen] pensamos mais além do carro, com o foco na mobilidade. E fazemo-lo, regularmente, em equipas de especialistas que procuram novos conceitos e têm a missão de olhar para o futuro e pôr de lado as convenções existentes. Isto significa encontrar soluções novas e não-convencionais”, explicou o director de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, Ulrich Hackenberg.

A e-Bike pode dobrar-se para caber no porta-bagagens ou até no lugar do pneu suplente. Aliás, segundo Hackenberg, o motor eléctrico pode recarregar-se durante a própria viagem automóvel, o que faz desta bicicleta uma alternativa ao carro.

“Isto permite às pessoas levarem esta mobilidade adicional consigo para todo o lado. Quer na cidade, em trabalho, quer noutros locais, em lazer”, continuou o director da Volkswagen, que está a tentar colocar a expressão micro-mobilidade nos dicionários.

Segundo Hackenberg, a e-Bike não vai ficar esquecida e na gaveta depois da apresentação. “Temos um bom produto e um bom caso e vamos ter um bom modelo de negócio [para a e-Bike]”, explicou.

“Podem estacionar o carro e levar a e-Bike. É uma ideia que vai além da mobilidade e, claro, do próprio carro”, continuou.

Para quem não gosta – ou não quer – pedalar, a e-Bike poderá ser uma boa alternativa para contornar o trânsito lisboeta. Ou de qualquer outra cidade. O problema é que, quando a bateria acabar, não há pedais para o ajudar nesta micro-mobilidade.

A e-Bike poderá circular até 20 quilómetros por hora e tem uma autonomia de até 20 quilómetros. Não é muito, mas pode ser o suficiente.
Leia aqui a opinião do blog Planeta BiciCultura sobre a e-Bike e veja em baixo o vídeo de apresentação da bicicleta.

comentar esta notícia | esconder comentários (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário