segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Copacabana ganha novos bicicletários

02/11/2015 - O Globo


RIO - Até o fim do mês, a ciclovia de Copacabana será repaginada. A pista, que está sendo recapeada, também será repintada e receberá 200 novos bicicletários em aço inox. As peças, já instaladas em Ipanema e no Leblon, foram criadas pelo designer Guto Indio da Costa.

Morador de Copacabana e integrante de uma equipe de triatlo, o desembargador Marcos Cavalcante, de 53 anos, aprovou o novo modelo:

— É legal. Mas, além disso, precisamos de segurança.

Os novos bicicletários têm seis vagas disponíveis e custam, em média, o dobro do antigo modelo. Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, os modelos em inox custam R$ 342, cada. Este ano, foram investidos R$ 373 mil em novas vagas para as magrelas somente na Zona Sul.

Para o presidente da Transporte Ativo, José Lobo, a novidade não tem foco diretamente no ciclista, mas no turista:

— O material é perfeito para a orla do Rio e deve estimular o uso das bicicletas, principalmente entre os turistas. Porém, para o ciclista, o desenho não é o ideal. É difícil de identificar as vagas e de prender a bicicleta.

Para o idealizador do projeto, o subprefeito da Zona Sul Bruno Costa, o objetivo é atender a alta demanda de ciclistas. Dados da ONG Transporte Ativo mostram Copacabana como o local que abrange mais ciclistas da região.

— Temos como meta os 450km de malha cicloviária em toda a cidade até o ano que vem — afirmou o subprefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário