quinta-feira, 16 de abril de 2015

Rio vai ganhar ciclovia de 10,4 km entre Cosme Velho e Botafogo após pedido de estudantes

Secretaria municipal de Meio Ambiente já começou a construção da malha cicloviária, que está orçada em R$ 1,4 milhão

POR NATASHA MAZZACARO

15/04/2015 - O Globo

RIO — Albert Einstein — que, volta e meia, era flagrado no topo de uma "magrela" — dizia que viver é como andar de bicicleta: "É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio". O que o alemão não contava, no entanto, era com a bagunça generalizada dos ônibus, caminhões e carros do Rio de Janeiro. Problema que, pelo menos em Laranjeiras, pode estar próximo de ser parcialmente solucionado.

A despeito das críticas feitas pelos especialistas da PUC, a Secretaria municipal de Meio Ambiente começou a construir 10,4 quilômetros de ciclovias, que cortarão até meados de agosto as ruas de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. A malha, cuja implantação está orçada em R$ 1,4 milhão, deve legar estes bairros ao Aterro, permitindo que ciclistas trafeguem da Zona Sul até o Centro da cidade. O projeto prevê ainda conexão com as estações de metrô e com o Botafogo Praia Shopping.

VEJA: Estudo conclui que ciclovia carioca é pior que as de Nova York, Londres, Copenhague e Bogotá

Necessidade iminente de qualquer cidade do porte do Rio, a ciclovia é um pedido antigo dos moradores da região e nasceu, em 2008, dentro de uma sala de aula do Liceu Franco-Brasileiro. Convidados a pensar numa solução para um problema diário, seis estudantes bolaram um plano cicloviário, apresentado no programa internacional americano First Lego League. O tema era "transporte inteligente".

— Uso a bicicleta para me locomover desde os 10 anos e, desde então, já sofri uma porção de pequenos acidentes. A falta de uma pista exclusiva acaba criando ciclovias invisíveis. Você começa a andar na rua por falta de opção — conta o estudante Philipe Moura.

O projeto foi apresentado para a prefeitura, que, em 2010, procurou o grupo de estudantes. Nesse mesmo ano, um levantamento mostrou que cerca de 800 ciclistas trafegavam por Laranjeiras todos os dias.

— As pessoas deveriam ser estimuladas a percorrer trajetos intermediários de bicicleta. A Colômbia melhorou seu problema viário assim — lembra o estudante Victor Pimenta.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/rio-vai-ganhar-ciclovia-de-104-km-entre-cosme-velho-botafogo-apos-pedido-de-estudantes-15877924#ixzz3XTOF2x8V 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário