sábado, 28 de março de 2015

Ciclovia de 3,9 quilômetros ligando Leblon a São Conrado ficará pronta em dezembro

Com 40% das obras prontas e trajeto paralelo à Niemeyer, via ajudará ciclista a se deslocar entre o Centro e o Recreio

POR LUIZ GUSTAVO SCHMITT

28/03/2015 - O Globo


Ciclista pedala na calçada, ao lado da pista da ciclovia já concluída - Alexandre Cassiano / Agência O Globo

RIO — A partir de dezembro, os tons do mar de São Conrado, vistos do alto da Avenida Niemeyer, poderão ser contemplados pelos cada vez mais numerosos adeptos das duas rodas enquanto pedalam na ciclovia que ligará o Leblon a São Conrado. A pista, de 3,9 quilômetros de extensão e 2,5 metros de largura, já tem 40% das obras executadas, e a prefeitura promete que até o fim do ano os trabalhos estarão concluídos. Com essa via, cujo trajeto é paralelo à Avenida Niemeyer, e a que está sendo construída ao longo do Elevado do Joá, prevista para ser entregue em março de 2016, o ciclista poderá se deslocar do Centro até o Recreio.

Ao custo de R$ 35 milhões, a intervenção foi financiada pelo BNDES. De acordo com o diretor de obras da Fundação Geo-Rio, Fábio Rigueira, o projeto é desafiador, já que exige uma série de contenções do costão rochoso, onde estão sendo instalados pilares de sustentação para os tabuleiros, como são chamadas as estruturas de concreto armado por onde passarão os ciclistas.

— A topografia da região dificulta um pouco. Mas já colocamos 60 pilares de sustentação. Todas as contenções de encostas, do Leblon até a Chácara do Céu, foram executadas e servirão de estrutura para o lançamento dos próximos tabuleiros — diz Rigueira.

Na Avenida Niemeyer, os trabalhos seguem em duas frentes de obras com cerca de 300 funcionários, entre geólogos, engenheiros, operários e até alpinistas. A primeira começa em São Conrado e se estende até o motel Vip's. E a segunda fica entre o Mirante do Leblon e o Hotel Sheraton. A próxima etapa será chegar ao Vidigal.

Embora a maior parte da ciclovia seja construída sobre o costão, há um trecho de 1,1 mil metros em superfície entre o mirante e o Vidigal. A ciclovia contará ainda com iluminação de lâmpadas de LED no guarda-corpo, ao longo de todo percurso, e um bicicletário com mais de cem vagas será instalado no Vidigal. Estima-se que 70 mil pessoas serão beneficiadas com a via.

Além da ciclovia da Niemeyer, a prefeitura do Rio começou, na semana retrasada, obras da via que ligará o Cosme Velho ao Aterro do Flamengo. O governo também obteve licença da ciclovia que ligará a Praça Saens Peña, na Tijuca, ao Centro.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/ciclovia-de-39-quilometros-ligando-leblon-sao-conrado-ficara-pronta-em-dezembro-15723683#ixzz3VgjimMwa 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário