sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ciclovia do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, será entregue neste sábado

07/06/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

Pista exclusiva para ciclistas na Avenida Chuí também deve ficar pronta até início de julho


Faixa própria para ciclistas tem 880 metros de extensão e mão dupla Foto: Vanesa Silva / PMPA,Divulgação

Acelerando o cronograma de ciclovias, a prefeitura de Porto Alegre entrega mais uma obra voltada à circulação de bicicletas na região central e dá a largada nos trabalhos em outro trecho, na Avenida Chuí, no bairro Cristal, Zona Sul.

Neste sábado, a ciclovia da Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, deve ser inaugurada oficialmente, às 10h. O trajeto terá 880 metros de extensão e mão dupla, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires.

A obra realizada no bairro tem piso de asfalto pintado de vermelho, semáforos exclusivos para ciclistas e sinalização indicativa.

A combinação ciclovia, estacionamento nos dois lados e trânsito intenso recebeu críticas. A principal delas recai sobre a possibilidade de a nova organização da via atrapalhar o comércio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) garante que, à noite, horário de funcionamento da maioria dos estabelecimentos da região, a oferta de vagas será maior.

Das 150 vagas para carros da via, serão mantidas cem para estacionamento junto à ciclovia. Outras 50 vagas serão liberadas entre as 20h e as 8h. As vagas para carga e descarga não sofreram alterações.

Bairro Cristal terá mais uma faixa de ciclistas

No Cristal, os trabalhos na Avenida Chuí começaram ontem. A via terá cerca de 650 metros de pista exclusiva para ciclistas até o início de julho.

As obras neste trecho garantirão a ligação entre as ciclovias das avenidas Icaraí e Diário de Notícias, no mesmo bairro.

— Começamos a intensificar um processo de mudança de cultura para o uso da bicicleta em setembro do ano passado, com a implantação das ciclovias e estações do BikePOA — diz o diretor-presidente da EPTC,Vanderlei Cappellari.

Com a conclusão dessas duas obras, Porto Alegre contará com 14 quilômetros de pistas exclusivas para ciclistas. A meta da prefeitura é chegar a 24 quilômetros de ciclovias ainda neste ano e 50 quilômetros até a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário