sexta-feira, 29 de março de 2013

Prefeitura de Manaus destaca ciclovia e arborização em novo corredor viário

26/03/2013 - G1

Orçada em R$ 15 milhões, a primeira etapa do Corredor Viário do Mindu foi aberta para o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas na manhã desta terça-feira (26). O prefeito de Manaus, Artur Neto, e membros do secretarios apontam as melhorias no trânsito da Zona Leste da cidade, o espaço para as ciclovias e arborização do local como os principais destaques da inauguração.

Com trecho estimado em 3,2km, a primeira etapa vai fazer a ligação viária entre o Parque Linear 2 - que vai da Rua João Câmara até a Avenida Grande Circular, nas proximidades do Igarapé do Mindu – e Avenida das Torres. Uma parte da via será destinado para uma ciclofaixa, fato celebrado pelo prefeito Artur Neto. "Essa é uma promessa de campanha que estou cumprindo. Conseguir dar espaço para meios de transporte alternativos na cidade", disse.

O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, revelou que a maior dificuldade enfrentada pela gestão municipal foi relativa ao processo de desapropriação de moradores do local. "Era uma obra urgente que precisávamos fazer. Será uma saída mais rápida para quem vive na Zona Leste da cidade", afirmou. Pelos cálculos da Prefeitura, toda a obra do Corredor Ecológico está estimada em R$ 200 milhões e somar 17km de extensão.

Arborização e pedido à população

O Corredor Ecológico do Mindu terá como uma dos principais diferenciais a arborização do local, segundo a gestão municipal. De acordo com o diretor de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Heitor Liberato, o local conta com 536 mudas arbóreas e 4.185 mudas ornamentais.

Para a titular da Semmas, Kátia Schweickardt, as árvores vão ajudar os pedestres que circularem no local. "Com a arborização da área, podemos amenizar um pouco o calor. Porém, contamos com a colaboração da população para que não ocorram depredações", alertou. No local, foram plantadas mudas de pau-pretinho, ipê, sumaúma e açaí. Entre as mudas de espécies ornamentais (exóticas e nativas), foram plantadas icsoria, dracena, minialamada, juscelina e papoula.

O Corredor Ecológico possui ainda contenção lateral em grama, canteiro central de dois metros e iluminação pública artística, que favorece árvores, arbustos e grama, além de passeios laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário