segunda-feira, 12 de novembro de 2012

São Paulo inaugura 19,2 km de ciclofaixas; Kassab anuncia ampliação

11/11/2012 - Portal Terra

A prefeitura de São Paulo inaugurou neste domingo o novo trecho de 19,2 km de ciclofaixas, que ligam a avenida Paulista às vias das zonas oeste e sul. Durante a inauguração, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) anunciou a expansão do programa Ciclofaixas de Lazer, que deverá interligar todas as regiões da cidade aos domingos e feriados.

"Estamos preparando a chegada do programa na represa Guarapiranga, na zona sul, e a integração da zona norte e da zona leste ao centro", afirmou Kassab. A prefeitura já estuda a ligação dos 14 km em operação na zona leste e os 8,5 km na zona norte com o circuito de 21,8 km que passa pela avenida Paulista e o centro histórico.

Com a abertura do novo trecho neste fim de semana, a infraestrutura ciclística paulistana atinge 230,2 km, dos quais 108,5 km são de Ciclofaixas de Lazer. "Por questões operacionais é possível que a próxima expansão seja para a zona leste, por meio da Radial Leste, ligando com a Tiquatira", explicou o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco.

A interligação inaugurada neste domingo permite o acesso a pontos como a Paróquia de São Judas Tadeu, o Parque das Bicicletas e o Shopping Metrô Santa Cruz. Na região atendida, estão situadas as estações de metrô Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas.

"As ciclofaixas estão se tornando o programa de domingo do paulistano. A nossa expectativa é que possamos atingir já neste verão 150 mil pessoas, circulando de bicicleta. Isto é muito positivo, o esporte é saudável e reúne as famílias", comemorou o prefeito.

A ciclofaixa das zonas oeste e sul possui 45 km e passa pelos parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, pela avenida Chedid Jafet, rua Funchal, avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco).

O novo trecho inaugurado hoje conecta esta região ao eixo Paulista-Centro, que liga a avenida Paulista à rua da Consolação e ao centro histórico da capital. O percurso passa por pontos turísticos importantes, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva.

O horário de utilização de todas as ciclofaixas é das 7h às 16h, sempre aos domingos e feriados nacionais. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário