quinta-feira, 31 de maio de 2012

Distrito Federal deverá ter 600 km de ciclovias até 2014. Conheça o projeto

11/05/2012 - Correio Braziliense

Apenas este ano, o Distrito Federal vai ganhar mais 86,6km de pistas destinadas às bicicletas no Plano Piloto, em Ceilândia, no Paranoá, no Guará e no Gama

Manoela Alcântara
 
Aos 27 anos, Lucimar Ferreira ganha a vida como caseiro e piscineiro no Lago Sul. Não conhece a fundo as leis de trânsito, muito menos as teorias acadêmicas sobre a necessidade de implantação de sistemas cicloviários nas cidades. Mas a experiência diária de pedalar entre os carros e na ciclovia lhe dá autoridade para avaliar o que é mais seguro e as falhas existentes nas poucas faixas exclusivas construídas pelo governo. Morador de São Sebastião, o caseiro fez algumas descobertas: a bike é mais rápida que o ônibus. Pedalar na via exclusiva para bicicleta é mais seguro que entre os veículos. O problema é que, no trajeto feito de casa até o trabalho, elas são interrompidas nos cruzamentos e os carros não cedem a vez. “A transição da ciclofaixa para a ciclovia faz com que eu tenha de atravessar no meio dos carros. Passo pelo balão e ninguém respeita, não, os ônibus quase passam por cima da gente.”

Os problemas apontados pelo caseiro são os mesmos citados por doutores em assuntos de trânsito, mas, surpreendentemente, passaram despercebidos, ao longo de décadas, por funcionários do governo responsáveis por elaborar e executar os projetos. Agora, o GDF tem uma nova chance de ser exemplo para o resto do país. Até 2014, o Executivo local pretende alcançar a marca de 600km de malha cicloviária. As obras já começaram e vão atender moradores do Plano Piloto, de Ceilândia, do Paranoá, do Guará e do Gama. É o Projeto de Mobilidade Urbana por Bicicleta, que prevê, além das faixas destinadas a quem pedala, a estrutura necessária para incentivar o uso desse meio como transporte: bicicletários, integração com o metrô e com os coletivos, incentivo para a iniciativa privada construir vestiários. 

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