segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RJ possui a maior malha de ciclovias do Brasil

17/01/2011 - Bunge Fundação


Pedalar é reconhecido como um dos exercícios mais saudáveis a agradáveis que existem. Silenciosa e independente de combustíveis, a bicicleta está entre as formas de transporte menos agressivas ao meio ambiente. Porém, adotá-la como meio de transporte primário ainda é uma tarefa complicada no Brasil.

O Rio de Janeiro (RJ) é a cidade brasileira com a maior malha de ciclovias, com 160 km de extensão – bem mais do que a segunda colocada, Sorocaba (SP), com 80 km. Porém, mesmo na cidade maravilhosa, as rotas não penetram nos bairros, possuem poucas interligações entre si e são mal integradas ao sistema de transporte público. Além disso, cerca de 250 mil pessoas que se deslocam de bicicleta estão na zona oeste do Rio, enquanto as ciclovias se encontram na zona sul.

Para mudar esta realidade, a prefeitura lançou o projeto “Rio Capital da Bicicleta”, que deve dobrar a malha até 2012 e concentrá-la onde ela se faz mais necessária. O projeto faz parte das metas da prefeitura da cidade para reduzir em 8% as emissões de gases de efeito estufa até o final do ano que vem.

Para saber mais sobre o projeto Rio Capital da Bicicleta, acesse:www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?article-id=756384

Para conhecer o mapa cicloviário oficial do Rio de Janeiro (atualizado em 2005), acesse: www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/arquivos/1616_ciclovias%20a4.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário