terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cariocas podem ter estações especiais para bicicleta pública e ônibus

13/12/2010 - O Globo  - Cláudio Motta, Ludmilla de Lima e Natanael Damasceno

RIO - O prefeito Eduardo Paes vai estudar a possibilidade de integrar o sistema público de aluguel de bicicletas com o Bilhete Único Carioca. A ideia surgiu durante a entrevista para o Twitter@ILEGALeDAI , realizada nesta segunda-feira à tarde na prefeitura e transmitida em vídeo ao vivo pela internet. O prefeito disse, ainda, que o sistema de Bicicletas Públicas (Samba) será ampliado, uma vez que a concessionária Serttel está fechando um acordo com um banco.


- Integrar (as bicicletas de aluguel) no mesmo preço do bilhete único? Está me dando uma ideia inspiradora, a primeira surgida no Twitter do @ILEGALeDAI. Quem sabe não surgirá um decreto do prefeito? Não sei ainda, tenho que me inspirar mais, mas de repente é uma viagem de bicicleta mais uma passagem (integrada) de ônibus. Calma, tenho que fazer as contas - disse Paes.


Em resposta às perguntas enviadas por internautas, o prefeito disse que tanto os cariocas como a própria prefeitura passam por uma mudança de cultura, na qual haverá mais respeito às regras:

- A questão da ordem é cultural. A Secretaria da Ordem Pública trouxe o tema ao debate. Mesmo os que não são muito fãs do governo percebem que há um esforço neste sentido. Diria assim: temos enormes desafios. As áreas mais desorganizadas que encontrei foram transporte e saúde.

Para modificar a cultura dos cariocas, o prefeito disse contar com a ajuda do @ILEGALeDAI. Ele orientou seus secretários a responderem às tweets encaminhados pelo GLOBO:

- Não é que vamos resolver tudo. Muitas das queixas no @ILEGALeDAI têm a ver com o comportamento das pessoas. Não dá para colocar uma babá para cada carioca que não respeita as regras. Buscamos criar um clima de mais respeito às regras na cidade. Vejo nessa parceria com o GLOBO um canal direto entre o cidadão e o poder público. (O @ILEGALeDAI) nos ajuda a mapear (os problemas). Claro que deixa o prefeito neurótico, mas é nosso papel e nossa obrigação (responder os tweets).

Quanto à pergunta da internauta Alba Clara, que criticou a qualidade do asfalto na cidade, o prefeito reconheceu que a durabilidade do recapeamento nas operações tapa-buraco realmente é pequena. No entanto, Paes citou a Operação Asfalto Liso, que já asfaltou cerca de 300 quilômetros nas principais vias da cidade, e que vai pavimentar ainda outros 400.

- No Asfalto Liso, não, é um asfalto de superqualidade. Peço que a população fiscalize, mas a obra só termina quando pinta a faixa no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário