quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ferrari garante 60 quilômetros de ciclovias na Capital até 2014


9/6/2010
Jornal do Comércio (RS)

Dos 495km de ciclovia previstos no Plano Cicloviário de Porto Alegre, 60km deverão estar prontos até a Copa de 2014. A afirmação foi feita pelo arquiteto-urbanista da EPTC, Régulo Ferrari, na manhã de ontem, durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal que debateu a implantação do plano na cidade.
    
Conforme Ferrari, serão promovidas parcerias público-privadas para execução e manutenção da rede cicloviária. "Será um grande avanço para a população a utilização de bicicletas, pois está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas. Ela não polui, é eficiente e permite deslocamentos rápidos pela cidade", defendeu. Ferrari é um dos elaboradores do Plano Cicloviário, iniciado em 2005 na Secretaria Municipal de Transportes.
    
Os tipos de vias cicloviárias que serão implementados são: as ciclovias (destinadas ao trânsito exclusivo de bicicletas e separada da via pública de tráfego motorizado); as ciclofaixas (destinadas também ao uso de bicicletas, mas demarcada na pista de rolamento); e vias de tráfego compartilhado (pista para trânsito de ciclistas e de veículos).
    
Conforme Celso Pitol, também da EPTC, o plano inclui a elaboração de projetos de engenharia para os trechos da rede considerados prioritários, como a extensão da orla do Guaíba até a Pucrs (via avenida Ipiranga), avenidas Sertório e Assis Brasil, na zona Norte, e avenida João Antônio da Silveira, no bairro Restinga, na zona Sul.
    
Além disso, estão incluídas ciclovias nos projetos de alargamento das avenidas Vicente Monteggia e Edvaldo Pereira Paiva. Outras avenidas que compõem a rede estrutural deverão ser reurbanizadas em breve, tais como Voluntários da Pátria, Edgar Pires de Castro e Cruzeiro do Sul. "Queremos avançar em muito nossa rede. É possível mudar a cultura e os hábitos das pessoas. Em Paris, 6% do transporte já é feito só com bicicletas", informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário