04/07/2012 - Folha de São Paulo, Vanessa Correa
O centro de São Paulo vai ganhar, até o fim deste ano, uma ciclorrota turística ligando suas principais atrações. O objetivo é tornar trajetos como edifício Martinelli/praça da República mais seguros e convidativos de bicicleta.
Vinte e cinco pontos de interesse fazem parte do projeto, entre eles bibliotecas, prédios, praças e igrejas. A rota terá sinalização especial indicando que ali é um trajeto habitual de ciclistas. A via, no entanto, será compartilhada com os carros, como já ocorre nas ciclorrotas do Brooklin e de Perdizes.
Como a sinalização é permanente, a ciclorrota funcionará a semana toda. Mas, segundo a prefeitura, o foco é aumentar no fins de semana a circulação de pessoas.
Outro objetivo é valorizar e ocupar o centro histórico.
Imagem: Editoria de Arte/Folhapress
Nos finais de semana, a região fica mais vazia. Por outro lado, o trânsito diminui e o deslocamento de bicicleta fica mais fácil.
O trajeto passará pelas quatro estações da área -São Bento, República, Anhangabaú e Sé-, para atrair quem mora longe do centro.
Para a ciclista urbana Aline Cavalcanti, usar as bicicletas para incentivar o turismo é positivo, porque “ela promove um olhar diferente sobre a cidade. O centro é incrível e muitas pessoas não conhecem direito”, afirma.
A ciclorrota precisa das aprovações dos conselhos do patrimônio histórico, já que passa por bens tombados, como o Teatro Municipal.
Também será analisado pela Comissão de Paisagem Urbana. Só depois o projeto executivo será contratado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário