16/07/2012 - G1
Na primeira etapa são três estações de empréstimos aos ciclistas.
São 200 veículos quem têm seus quadros feitos com garrafas pets. 16/07/2012 09h22 - Atualizado em 16/07/2012 09h37 Bicicleta que tem o quadro feito de garrafa pet reciclada (Foto: Reprodução EPTV)
Do G1 Campinas e Região
Duzentas bicicletas que têm suas estruturas centrais produzidas a partir da reciclagem de garrafas pets estão disponíveis para empréstimos sem custos para os moradores de Indaiatuba (SP) a partir desta segunda-feira (16).
São três estações de estacionamentos das Ecobikes. Uma na Praça Dom Pedro, uma segunda na sede da Guarda Municipal e a terceira em frente à prefeitura.
O empréstimo de bicicletas será feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e sábados e domingos, as estações da GM e da prefeitura estarão funcionando das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Para utilizar o serviço, o ciclista fará um cadastro e a entrega do veículo poderá ser feita em qualquer estação. Para fazer o empréstimo é preciso ter mais de 18 anos.
Crianças e adolescentes podem fazer se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis. O tempo de uso das ecobikes é de 4 horas contínuas. “É Preciso investir mais em infraestrutura na cidade. Ter mais ciclovias na área central”, disse o estagiário de logística Paulo Neto Torres Santos, que testou o veículo na manhã de domingo (15) durante o evento de apresentação oficial do serviço.
“Vou usar aos domingos, quando estiver de folga. Além de fazer bem para a saúde, faz bem ao meio ambiente”, concluiu o auxiliar administrativo Diógenes Nogueira.
Reciclagem
No processo de fabricação das ecobikes são utilizadas 20 garrafas plásticas para cada quadro. As garrafas são trituradas e passam por um processo de plastificação. Depois são injetadas no molde a uma pressão de mais de 150 toneladas.
Cada quadro tem flexibilidade natural que absorve as pequenas imperfeições do terreno irregular. O peso é de aproximadamente 5 quilos e suporta um peso de até 100 quilos.
As vantagens do produto são: ecologicamente corretas, mais baratas e não enferrujam. A bicicleta não precisa de amortecedor e elimina pintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário