terça-feira, 19 de maio de 2015

Café na bike é nova tendência de negócio em SP

19/05/2015 - O Estado de SP

A combinação entre bicicleta e cafeteria despertou o interesse dos empreendedores e tem motivado a criação de pelo menos três negócios desse tipo na cidade de São Paulo.

Com a ideia de ser uma cafeteria sobre rodas, as bikes circulam em eventos fechados, feiras empresariais e gastronômicas. O modelo tem feito sucesso e as empresas traçam agora planos de expansão com possibilidade até de franquias.

Uma das empresárias que decidiu INVESTIR no café sobre duas rodas é Marina Bandeira Klink, mulher do navegador Amyr Klink. Formada em Relações Públicas, ela criou a empresa 1 Café e a Conta, com foco em eventos. Sua ligação com a bebida começou com as fotos das xícaras de café que fazia durante suas viagens de barco pelo mundo, ao lado do marido.

"Quando acaba a tempestade, o sol reaparece. Nessas horas, não há prazer maior do que ir até a cozinha, passar um café e sair do lado de fora para ver as geleiras, olharas paisagens e  tomar um café. Parece que aquece até o coração. Comecei fotografando esses momentos de grande prazer", conta Marina.

Marina conta que ao se dar conta da quantidade de imagens que tinha no celular, resolveu aproveitar o tema para entrar na brincadeira com as suas filhas. O desafio era obter o maior número de seguidores no Instagram. As fotos começaram a gerar interesse dos internautas e, hoje, depois de dois anos, ela tem quase 25 mil seguidores que acompanham as fotografias tiradas por ela e por outros seguidores que também enviam suas fotos.

A conta na rede social gerou um blog, um site e a oportunidade de criar um negócio.

"Comecei a pensar em ter um ponto (comercial) fixo, mas isso era fora de tudo que coloco no Instagram todos os dias. Aí veio a ideia de um café móvel até chegar na bicicleta", conta Marina, que tem Tamara Barbosa como sócia.

O projeto precisou de pouco INVESTIMENTO – R$ 25 mil – para sair do papel. A empresa tem compromissos marcados até 2016 e cobra a partir de R$ 3,5 mil para eventos com 300 pessoas, por exemplo. Um bartender e um barista servem as bebidas em copos personalizados. "A ideia não é vender só café. Tem de contratar o serviço que pode incluir o café, drinks e acompanhamentos."

Mobilidade. Já a Tasty Bike foi criada pelas amigas Carolina França, Fernanda Parlato e Carolina Feld após o trio enxergar uma oportunidade de servir cafés em feiras de negócios. "Começamos pensando na solução que queríamos oferecer e procuramos um formato para atender.

Percebemos que tudo se concentrava na praça de alimentação e que faltava mobilidade", conta Carolina França. O INVESTIMENTO inicial para montar o negócio foi um pouco maior, de R$ 75 mil, incluindo duas bicicletas e um sistema de gestão. "Somos muito procuradas para franquias. Parece uma rota certa, mas precisamos amadurecer a ideia da empresa. Até o começo do ano que vem vamos crescer por conta própria", diz Carolina.

Servir café em bicicleta também foi a alternativa encontrada por Guilherme de Oliveira para empreender. Formado em comércio exterior e com emprego no mercado financeiro, ele estava em busca de alternativas baratas para abrir o próprio negócio até criar o Oliver Brown Coffee Shop com INVESTIMENTO de R$ 7 mil.

A ideia para o empreendimento surgiu da época em que ele estudou na Austrália e tomava café na porta da faculdade.

Oliveira conta que pegava a bebida no copo e saía andando.  Nada de sentar em um lugar e tomar o café na xícara.

"Não tenho paciência (para tomar o café sentado). E quando cheguei aqui no Brasil só tinha Starbucks", conta Oliveira, que se estrutura para franquear a marca.

O copo de 300 ml é vendido por R$7. Para eventos privados, em empresas ou dentro de eventos e feiras de negócios, Guilherme de Oliveira tem a opção de copos menores para tornar o serviço mais barato.


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