16/05/2013 - Agência Rio
Construção de novo atrativo turístico na cidade integrando os bairros de São Conrado e Leblon será iniciada ainda em 2013
A Prefeitura do Rio publica nesta quinta-feira (16/5) a licitação para a construção da ciclovia litorânea que será implantada nos 3900 metros de extensão do costão da Avenida Niemeyer. O projeto idealizado pela Fundação Geo-Rio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, tem como objetivo a inédita integração entre as zonas Sul e Oeste da cidade como alternativa ao transporte motorizado.
Situada entre o Morro dos Irmãos e o Oceano Atlântico, a nova pista vai ligar os bairros de São Conrado e Leblon, fechando, junto com a futura ciclovia do Joá, o cinturão cicloviário da cidade, desde a Prainha, no Recreio, até o Aeroporto Santos Dumont, no Centro. A estimativa de preço está orçada em R$ 35,3 milhões.
As obras serão iniciadas ainda em 2013 e devem durar 12 meses. Com importante caráter sustentável, o investimento em ciclovias e em mobilidade urbana da cidade coloca o Rio, que já tem a maior rede cicloviária do país, na vanguarda.
A pista exclusiva para bicicletas terá 2,5 metros de largura e terá seu curso em paralelo à Avenida Niemeyer, contíguo às faixas, ao lado do mar, privilegiando sobretudo a vista e valorizando ainda mais o trajeto.
“A implantação da ciclovia junto à atual geometria da via atenderá diretamente a mais de 100 mil moradores de São Conrado, Vidigal e Leblon. Além disto, se traduz por mais um diferencial turístico para a cidade”, ressalta o presidente da Geo-Rio, Márcio Machado.
O projeto da Geo-Rio consiste na implantação de estruturas de concreto ancoradas com quatro seções distintas, visando o melhor aproveitamento técnico das condições existentes. Atualmente, a Avenida Niemeyer possui duas faixas de rolamento implantadas à meia encosta. As obras serão divididas tecnicamente em quatro trechos.
Na primeira seção, compreendida pelo trecho na vertente de São Conrado, a ciclovia ficará instalada sob a estrutura da concessionária Cedae composta de tubos metálicos. Neste local, a pista para bicicletas será apoiada em pilares de concreto armado, ancorados na rocha. Na seção 2, em área próxima ao início da comunidade do Vidigal (onde existe uma passarela junto à via), a intervenção contará com estrutura de concreto armado para alargamento da passarela existente e implantação da ciclovia. Já na terceira seção, ainda próxima à comunidade do Vidigal, a intervenção se restringe à construção do piso e à implantação de sinalização horizontal. Por fim, na quarta e última seção, em trecho junto ao Hotel Sheraton (onde existe estrutura metálica para acesso de pedestres), a ciclovia será executada em estrutura de concreto armado ancorada, em substituição à estrutura metálica.
Município cria área para treinamento de ciclistas no Aterro do Flamengo
Também nesta quinta-feira (16/5), a prefeitura publica decreto sobre a interdição de vias do Aterro do Flamengo para a prática de treinamento de ciclistas de alto rendimento, entre 4h e 5h30, em dias úteis, de segunda a quinta-feira. A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio farão a interdição total das pistas da Avenida Infante Dom Henrique, no trecho entre o Trevo Município cria área para treinamento de ciclistas no Aterro do Flamengo Estudante Edson Luiz de Lima Souto e o retorno em frente à Praça Chautemoc, e do Trevo Estudante Edson Luiz de Lima Souto, entre a Avenida General Justo e a Avenida Infante Dom Henrique.
Essa medida visa dar segurança e conforto ao treinamento de ciclismo de alto rendimento na Cidade Olímpica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário