11/02/2012 - CPTM
Inserida no cenário urbano como alternativa segura de lazer e deslocamento para os moradores da capital, a Ciclovia Rio Pinheiros possibilita a integração com a natureza e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável.
Às vésperas de completar dois anos, a ciclovia Rio Pinheiros ganhou mais 4,8 quilômetros de extensão. Nesta sexta-feira [10], o governador Geraldo Alckmin, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e o presidente da CPTM, Mário Bandeira entregaram para operação o novo trecho entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, totalizando 18,8 quilômetros de via paralela à Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]. A ciclovia que já era considerada a maior pista urbana fora de parques, torna-se também o principal eixo cicloviário da cidade ao facilitar o acesso à região da Cidade Universitária, entre outros pontos.
"Vamos começar mais dois quilômetros para chegar até o Parque Vila Lobos. Então serão 21 quilômetros de ciclovia na marginal do Pinheiros, integrada às estações de trem, toda estação de trem com o bicicletário, integrando os nossos parques", afirmou o governador.
As obras de ampliação contemplaram pavimentação, sinalizações horizontal e vertical da pista e a implantação de dois novos acessos: um pela estação Santo Amaro, liberado aos ciclistas desde o final de dezembro, e outro pela ponte da Cidade Universitária. Assim, a ciclovia passa a dispor de cinco acessos: os dois novos mais os três existentes [av. Miguel Yunes, estações Vila Olímpia e Jurubatuba].
Além disso, os ciclistas também terão à disposição mais três pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento em Santo Amaro, Cidade Jardim e Cidade Universitária. Somando-os aos dois existentes [da Av. Miguel Yunes e da Vila Olímpia] serão cinco pontos de apoio ao longo do percurso.
Sobre a ciclovia
Inserida no cenário urbano como alternativa segura de lazer e deslocamento para os moradores da capital, a Ciclovia Rio Pinheiros possibilita a integração com a natureza e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável. Desde sua inauguração, em 27 de fevereiro de 2010, a via já recebeu cerca de 500 mil ciclistas. A média é de dois mil aos domingos, mil aos sábados e cerca de 300 por dia útil. A Ciclovia funciona diariamente das 6h às 18h15. Durante o horário de verão, das 5h30 às 19h15.
Vale lembrar que a Linha 9-Esmeralda conta com oito bicicletários que, juntos, dispõem de mais de 1.450 vagas, distribuídas entre as estações Cidade Universitária, Jaguaré/Villa-Lobos, Ceasa, Vila Olímpia, Jurubatuba, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú. A estação Pinheiros [Linha 4-Amarela] também oferece esse serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário