domingo, 23 de maio de 2010

De ‘bike’ de casa para a escola

22.05.10 às 01h35 > Atualizado em 22.05.10 às 02h57

Programa federal prevê até meio milhão de bicicletas para alunos da rede pública. Secretaria Estadual de Educação demonstrou interesse nas ‘magrelas’ e deu outra boa notícia aos estudantes: melhores ganharão 70 mil notebooks

POR CHRISTINA NASCIMENTO - O Dia
Rio - As ‘magrelas’ podem ser o novo meio de transporte dos alunos da rede pública do Rio. Projeto do Ministério da Educação (MEC) visa a incentivar municípios e estados a adquirir, ainda este ano, bicicletas para que os estudantes façam o trajeto para as escolas. Essa, no entanto, não é a única novidade para a garotada. Ontem, o governador Sérgio Cabral anunciou que pelo menos 70 mil jovens matriculados em unidades do estado vão receber, em 2011, notebooks — computadores portáteis.
Conheça a bicicleta  |  Foto: Divulgação
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação disse que considera interessante o projeto do MEC e está aberta a estudar a proposta. Dois modelos de ‘magrelas’ foram testados por estudantes de 22 cidades — entre eles os de São Fidélis, interior do Rio. Elas são amarelas e têm aro 18, para crianças, e aro 26, para os alunos maiores. A expectativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é de que, na semana que vem, seja publicado o edital que vai, por meio de um pregão, escolher a empresa que fornecerá as bicicletas. 

Até meio milhões de bikes

O governo federal organizará a compra de até 500 mil unidades para todo o País. A ideia é conseguir o melhor preço e apresentá-los a estados e municípios, que farão a aquisição. Quem vencer a licitação terá que se comprometer a fazer a entrega das bicicletas às cidades interessadas. “É alternativa viável para que o estudante que percorre pequenas distâncias faça o caminho para a escola”, defendeu o coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar, órgão do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza, durante palestra, ontem. Ficará a critério de cada cidade ou estado decidir se a bicicleta será doada ao aluno ou se ele terá que devolvê-la ao sair da escola.

Segundo ele, o MEC acredita que o uso da bicicleta vai motivar hábitos saudáveis entre os jovens: “Estamos em clima de Olimpíada. Imagino que pode ser uma forma até de descobrir novos talentos”. 

Estado dará 10 mil computadores para os melhores de cada série

Os 70 mil notebooks que o estado dará ano que vem fazem parte do programa Geração Futuro, anunciado pelo governador Sérgio Cabral. Ele ontem entregou, em Niterói, 845 computadores portáteis para alunos que se destacaram em oito municípios. Ao todo, este ano, serão doados 7.533. Apesar de ser ano de eleição, Cabral, que é candidato, prometeu: “A partir do ano que vem, vamos dar 10 mil para cada ano (série)”. Normalistas também ganharão.

“A melhor maneira de valorizar o ensino é premiar os que correm mais atrás. Aproveitem bem esse computador, não somente para namorar e ficar no Orkut, mas para estudar”, brincou Cabral.

Primeira colocada do 3º ano do Ensino Médio de Niterói, Ravellyn Roia Borges, 18 anos, já está na faculdade de Direito e vai seguir os conselhos: “É uma sensação de dever cumprido receber esse prêmio, vai ajudar nas minhas pesquisas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário