quinta-feira, 30 de julho de 2015

Paulista será fechada dia 23 para inauguração de trecho de ciclovia

30/07/2015 - O Estado de SP

SÃO PAULO - A Prefeitura estuda fechar a Avenida Paulista para veículos pela segunda vez no ano. A data prevista pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é o dia 23 de agosto, quando 800 metros de ciclovia serão inaugurados na Avenida Bernardino de Campos. A faixa é uma extensão da pista entregue ao público no dia 28 de junho, quando a Paulista foi fechada para carros pela primeira vez.

Nesta quarta-feira, 29, o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que o novo fechamento da Paulista será discutido com entidades da região, mas ele já avalia a medida como sendo viável para definir um agenda definitiva de fechamento da via aos domingos. "Seria bom que houvesse mais um teste antes de uma decisão final, até para dar tempo de conversar com os atores da região que dependem do acesso (à avenida) aos domingos, como clubes e hospitais", diz Haddad.

O trecho em obras, na região da Estação Paraíso do Metrô, já está sendo usado por alguns ciclistas. Apesar das faixas vermelhas, ainda é preciso instalar os gradis, a rede semafórica para bikes e finalizar os recuos para pedestres semelhantes aos que existem na ciclovia da Paulista.

Quando pronta, a ciclovia da Paulista, que compreende também os 800 metros da Avenida Bernardino de Campos, terá um total de 4 quilômetros de extensão. A faixa será interligada com as pistas para bicicleta da Rua Vergueiro, da Avenida Liberdade e da Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana.

Para os ciclistas que circulam pela região, o novo trecho servirá como uma espécie de baldeação da rede cicloviária de São Paulo, já que possibilita interligação com as outras vias que têm ciclovias. "Quanto mais interligações com outros lugares que já têm as faixas, melhor. A cidade fica mais acessível e segura para nós", diz a publicitária Karla Costa, de 36 anos. Ela mora na região da Vila Mariana e trabalha nos Jardins.

Com o novo trecho, Karla não precisará mais pedalar entre os carros. As pedaladas entre a casa e o trabalho levam cerca de 30 minutos. "De carro, pela manhã, eu chegava a ficar 40 minutos no trânsito", afirma.

A partir do ponto que será inaugurado no dia 23 de agosto, os ciclistas poderão descer a Rua Vergueiro, entrar na Avenida Liberdade e chegar à Praça da Sé, na região central, apenas por faixas segregadas. Ou, então, poderão seguir reto, pegar a Avenida Paulista e chegar ao Pacaembu, na zona oeste.

Corredor. Para o cicloativista Daniel Guth, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), a entrega dos 800 metros vai concluir uma espécie de "corredor" para bikes. "(A ciclovia da Bernardino de Campos) segue o mesmo percurso da Avenida Paulista, com o mesmo desenho. Os ciclistas poderão sair da região (do Metrô) Conceição e ir para a o centro", afirma o cicloativista.

Para Guth, o fechamento da avenida para carros no dia 28 de junho, que possibilitou a ocupação de pedestres e bikers, "acabou com as discussões" sobre a interdição definitiva da via. "Já se mostrou que não há problemas para os hospitais. E se uma ambulância precisar passar entre pedestres e ciclistas, ela vai trafegar com mais facilidade do que no horário de pico", diz. Guth e outros cicloativistas esperam que a política oficial de fechamento da Paulista seja definida ainda em 2015.

Debate. O presidente da Associação Paulista Viva, Antonio Carlos Franchini, disse que a entidade e os associados ainda não foram procurados para discutir o fechamento em 23 de agosto. Para ele, no entanto, o bloqueio para carros da via é viável. "É importante conversar com todos os envolvidos para que eventuais transtornos sejam evitados", afirmou.

Segundo Franchini, quando houve o primeiro fechamento da Paulista para a inauguração da ciclovia, o Club Homs teve de cancelar atividades e estacionamentos da região, que, segundo o presidente, não tinham sido avisados, fecharam no dia.

Sob o Minhocão. No próximo dia 9, a Prefeitura vai inaugurar a ciclovia sob o Minhocão, entre as Avenidas São João e Amaral Gurgel, na região central de São Paulo.

Apesar de ainda passar por intervenções e ajustes, a pista de 3,5 quilômetros já é usada por ciclistas. No futuro, ela será interligada com a ciclovia da Rua da Consolação, ainda sem data para começar a ser construída.

Para fazer as faixas vermelhas no canteiro central das avenidas sob o Minhocão, a administração municipal retirou 78 moradores de rua que viviam na área. Eles foram transferidos para abrigos, albergues e outros programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Com 5,45 quilômetros de extensão, nova ciclovia vai ligar o Pontal, no Recreio, a Vargem Pequena

Obras iniciadas esta semana devem ser concluídas dentro de um ano. Pista fará parte do sistema batizado de Corredor Verde

POR SELMA SCHMIDT

29/07/2015 - O Globo


Perspectiva de como ficará a nova ciclovia, num trecho de calçada que será requalificada - Prefeitura do Rio / Divulgação

RIO — Prática comum na região, pedalar do Recreio dos Bandeirantes até Vargem Grande ou Vargem Pequena, e vice-versa, vai se tornar uma atividade mais segura para ciclistas, que não precisarão disputar espaço com carros, caminhões e ônibus durante o trajeto. Esta semana, a Secretaria municipal de Meio Ambiente deu a largada nas obras de construção de uma ciclovia que terá 5,45 quilômetros de extensão e deverá ficar pronta em um ano. Segundo o secretário Carlos Alberto Muniz, a futura pista fará parte do sistema cicloviário batizado de Corredor Verde.

— Estamos implantando esse corredor, que tem como objetivo interligar unidades de conservação municipais como Prainha, Grumari, Reserva de Marapendi e Parque Chico Mendes. O ciclista poderá ir, com segurança, até os equipamentos olímpicos, na Barra da Tijuca — explica Muniz.

INTEGRAÇÃO COM ESTAÇÃO DO BRT

O traçado da nova ciclovia na Zona Oeste começa na Estrada do Pontal, próximo à ponte sobre o Canal do Rio Morto, que leva à Praia do Pontal, e segue o caminho do Canal do Rio Morto. Na altura do Recreio Shopping, passa sob a Avenida das Américas, em direção à Estrada dos Bandeirantes.

Quem quiser, poderá deixar sua "magrela" num bicicletário e embarcar num ônibus do BRT. Para isso, terá de sair da ciclovia e pedalar 200 metros até uma estação no Recreio Shopping.

O projeto, que terá investimento de R$ 5,3 milhões, prevê intervenções de urbanização e requalificação da região. Serão feitas obras de terraplanagem e drenagem, além de plantio de árvores e redesenho de calçadas e meio-fio. Os recursos para as intervenções não sairão dos cofres públicos. As obras serão custeadas por empresas, por meio de medidas de compensação ambiental.

Atualmente, o Rio conta com 380 quilômetros de ciclovias. Uma rede que, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, é a maior da América Latina. Muniz garante que, até o fim de 2016, a cidade chegará a pelo menos 450 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas:

— Lembra da música "Do Leme ao Pontal", cantada por Tim Maia? No ano que vem, o ciclista vai poder sair da Praça Mauá (Porto Maravilha) e pedalar até lá, sem sair de uma pista exclusiva.

Hoje, 80 quilômetros de pistas para bicicletas, exclusivas ou compartilhadas, estão sendo instalados, incluindo a ciclovia que vai do Pontal à Estrada dos Bandeirantes.

Somente na Zona Portuária, são 17 quilômetros de vias para bicicletas em fase de execução. No interior das favelas que compõem o Complexo da Maré, o plano de mobilidade em implantação contempla 22,30 quilômetros de ciclofaixas e faixas compartilhadas em pistas e calçadas.

Também em implantação, a rota cicloviária que passa por Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo terá 10,40 quilômetros de extensão. Ainda estão em andamento a pista para que vai Parque Madureira à Avenida Brasil, na altura de Guadalupe (3,5 quilômetros) e a que margeia a Avenida Niemeyer, do Leblon a São Conrado (3,72 quilômetros).



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/com-545-quilometros-de-extensao-nova-ciclovia-vai-ligar-pontal-no-recreio-vargem-pequena-16998970#ixzz3hJ42mNgM 
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segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em Parnaíba (PI), moradores aderem a nova ciclovia

Parnaibanos já utilizam ciclovia de 5 km antes mesmo da inauguração

17/07/2015 - Portal Costa Norte

Tiago Mende

Parnaibanos aderem à ciclovia da São Sebastião
Parnaibanos aderem à ciclovia da São Sebastião
créditos: Portal Costa Norte
No município de Parnaíba, ao norte do estado do Piauí, uma ciclovia ainda em construção já começa a ganhar a adesão e confiança de seu público-alvo. Os ciclistas que pedalam pelo trecho da Avenida São Sebastião, após o Mirante, no sentido bairro João XXIII, já adotaram o espaço para passeio, transporte e prática de esporte.
Com 5 km de extensão nos dois sentidos, a obra deve ser concluída até o mês de agosto, quando os 10 mil tachões de sinalização já terão sido fixados na pista, permitindo uma melhor sinalização para os motoristas de veículos automotores. De acordo com Vilker Aragão, secretário de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, da Prefeitura, o espaço vai permitir uma organização de trânsito mais eficaz. "O ciclista conta com o espaço que é exclusivo dele", disse Vilker.
Para a maioria dos ciclistas consultados pela reportagem deste Portal, e que já utilizam a ciclovia em seus percursos, fica claro a cada dia que o lado esquerdo é o mais seguro: "Antes eu pensava que não seria o lado correto, mas hoje vejo os riscos que teríamos se fosse executada do lado direito", disse o estudante Mateus de Oliveira.
Os critérios de segurança da ciclovia de Parnaíba foram adotados segundo os padrões de modelos já existentes no país. Além disso, campanhas educativas e de incentivo ao uso do espaço estão sendo intensificadas pela Guarda Civil Municipal. As primeiras recomendações são direcionadas aos pedestres que utilizam o espaço para a prática de caminhadas. "O espaço da ciclovia é exclusivo para ciclistas", pontuou Vilker.

sábado, 11 de julho de 2015

Senado estimula os servidores da Casa a irem para o trabalho de bike

11/07/2015 - O Tempo - BH


O Senado estimula os servidores da Casa a irem para o trabalho de bike. O ponto de encontro é a praça do Museu da República para que o grupo siga em direção ao Congresso Nacional.

No mês passado foi aprovada resolução que cria o espaço do ciclista – local a ser operacionalizado que deverá contar com banheiros, chuveiros, armários e bicicletário seguro para os servidores poderem ir trabalhar de bicicleta.

R$ 21,3 mil ... É O VALOR que a Secretaria de Administração da Presidência da República empenhou para a compra de equipamentos de atividade física, incluindo bicicletas